Sustentabilidade

Sustentabilidade

Sustentabilidade

A Sustentabilidade faz parte do nosso propósito – Making the World a Better Home – e está no cerne da nossa estratégia.

O cuidado com o meio ambiente e a busca por uma atuação cada vez mais responsável são os pilares que nos guiam para responder aos maiores desafios enfrentados pela humanidade: as mudanças climáticas, a proteção dos recursos naturais, o cuidado com a saúde e o bem-estar, e a inclusão.

Diante desses desafios das mudanças climáticas e dos riscos associados ao aumento médio da temperatura, a Saint-Gobain, que assumiu o compromisso de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050, visa promover o surgimento de uma economia de baixo carbono nos países onde atua. Em termos concretos, o objetivo é ajudar nossos clientes a reduzirem suas emissões de CO₂ por meio do uso de seus produtos e soluções ou reduzindo o impacto de carbono de sua produção. Trabalhamos para a descarbonização da construção e da indústria, minimizando a nossa pegada e maximizando a nossa contribuição.

Sustentabilidade: um compromisso de longo prazo

Não é de hoje que o Grupo se preocupa em implementar medidas voltadas à Sustentabilidade. Em 2003, por exemplo, nos tornamos signatários do Pacto Global da ONU e, em 2015, passamos a nos comprometer com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da organização.

Nesse mesmo ano, foram definidos alguns objetivos a serem cumpridos até 2025, como a diminuição de 20% das emissões de CO2, a redução de 80% nos índices de descarga de água e menos 50% de resíduos não recuperados.

A partir desses objetivos e dos resultados obtidos ao longo do tempo, foram estabelecidas outras metas para traçar o caminho rumo à neutralidade de carbono.

netzero-menor

 

 

Mitigar as mudanças climáticas significa descarbonizar nossas economias. O objetivo é simples: até 2050, não devemos emitir mais CO2 do que absorvemos. Nossa ambição de atingir a neutralidade de carbono também é uma manifestação muito concreta de nosso propósito, tornar o mundo um lugar melhor.

A Saint-Gobain assumiu esse compromisso em 23 de setembro de 2019, em Nova York, assinando o compromisso "Business Ambition for 1,5°C" do Pacto Global da ONU. À medida que avançamos em direção a nossa meta de 2050, trabalhamos para tornar cada um desses esforços intermediários cada vez mais ambiciosos – como, por exemplo, com compromissos para reduzir o carbono em mais áreas do negócio e evolução de melhorias incrementais para mudanças significativas.

Esse caminho é direcionado por cinco domínios estratégicos que norteiam as prioridades, os projetos e planos de ação, sendo eles:

1. Agir de forma mais sustentável;
2. Oferecer soluções mais sustentáveis;
3. Tornar nossa cadeia de suprimentos e operações mais sustentáveis;
4. Comunicar e educar sobre sustentabilidade;
5. Promover mercados mais sustentáveis.

A partir desses domínios, trabalhamos com desenvolvimento de planos de ação voltados para o cumprimento de metas estabelecidas até 2030, que abrirão os caminhos até o principal objetivo em 2050. Segundo os índices de 2017, as metas são:

  • Diminuição de 33% nas emissões de CO2 provenientes dos Escopos 1 e 2;
  • Diminuição de 16% nas emissões de CO2 provenientes do Escopo 3.

Com isso, queremos oferecer aos nossos públicos as melhores soluções sustentáveis e de baixa emissão de CO2 do mercado, bem como permitir que nossos clientes descarbonizem seus processos. 

Para atingir as metas, a Saint-Gobain dedicará um investimento direcionado e um orçamento de P&D de cerca de 100 milhões de Euros por ano até 2030, globalmente. Esta abordagem será a base para as decisões que o Grupo tomará para alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Na América Latina, em 2021, foram investidos 26 milhões de reais em projetos com diminuição das emissões de CO2. Além disso, como resultado dos nossos investimentos globais em projetos inovadores direcionados por esse objetivo, já foi possível reduzir 1,3 bilhões de toneladas de emissões de CO2 mundialmente.

Construção leve e sustentável

Dentro desse cenário, também queremos ser globalmente reconhecidos como líderes em construção leve e sustentável até 2025.

Para isso, unindo sustentabilidade e inovação, queremos ampliar a atuação dos nossos negócios que oferecem soluções nesse setor. Assim, iniciamos um processo de transformação dos mercados onde estamos presentes por meio de impactos positivos como o que você pode conferir abaixo:

contrução22

 

Nossa metodologia: principais marcos em nossa jornada de neutralidade de carbono

Hoje, aqui na Saint-Gobain, buscamos uma série de métodos para reduzir as emissões diretas em nossas localidades (Escopo 1), diminuir as emissões indiretas principalmente ligadas ao uso de eletricidade (Escopo 2) e, também, as emissões provenientes da nossa cadeia de valor (Escopo 3).

Esses métodos incluem:

  • Design de produto e nova composição de materiais, tornando os processos industriais mais eficientes em termos energéticos e migrando nosso uso de energia para fontes de baixo carbono e renováveis; 
  • Trabalho em conjunto com fornecedores de matéria-prima e de logística e transporte para redução de suas emissões;
  • Estudo e implementação de soluções de captura e retirada de carbono para emissões residuais.

Esses métodos são adaptáveis e podem ser ajustados à medida que surgem novas tecnologias, soluções e desafios. Usamos uma abordagem baseada em cenários, analisando diferentes opções técnicas e o desenvolvimento das circunstâncias econômicas para estarmos prontos, até 2030, para tomar as decisões importantes de investimento e desenvolvimento para atingir nossas metas de 2050.

Vemos nossas metas em etapas – a primeira sendo as reduções nas emissões de Escopos 1 e 2 até 2025 e, em seguida, outros marcos para reduções mais amplas e ainda mais ambiciosas até 2030.

Outros impactos ambientais

Nossa ambição é garantir a preservação do meio ambiente e oferecer aos nossos clientes o maior valor agregado com o mínimo impacto ambiental. Estabelecemos, portanto, dois objetivos: zero acidentes ambientais e a redução máxima do impacto de nossas atividades no meio ambiente por meio de nossas ações em cinco grandes frentes:

1. Gestão sustentável de recursos por meio da minimização de resíduos de produção, do aumento da reutilização e da integração do máximo possível de conteúdo reciclado nos nossos produtos;

2. Redução do consumo de energia e das emissões de gases com efeito estufa nos nossos processos industriais, infraestruturas e transportes, por meio dos nossos programas de excelência industrial (WCM), do envolvimento de todos os operadores, do compartilhamento de melhores práticas etc;

3. Redução das captações de água para avançar para a "descarga zero" de água industrial, começando com áreas com escassez de água e garantindo que não impactemos o acesso das populações locais à água potável;

4. Preservação, restauração, fortalecimento e melhoria da biodiversidade de todas as nossas localidades;

5. Antecipação e enfrentamento de fatores de risco relacionados a acidentes e problemas ambientais.

Nossa política de EHS, bem como nossas políticas de gestão de água e biodiversidade, visam limitar o impacto negativo de nossas operações e produtos no meio ambiente, evitando gerar impactos negativos novos em outros ambientes naturais e/ou outras partes interessadas.

Eventualmente, como nosso Grupo está comprometido com o clima e ciente de que a questão requer a cooperação de governos, empresas e sociedade civil, apoiamos as recomendações da Força-Tarefa de Divulgação Financeira (TCFD) e aderimos às Metas Baseadas na Ciência (SBT) desde 2018. Estamos nos posicionando como aceleradores da construção sustentável por meio de nossa participação nos Green Building Councils (GBC), uma rede de stakeholders que atua na criação de edifícios sustentáveis ​​que limitam o impacto do setor no meio ambiente.

Nossas contribuições com os ODSs

Como parte da nossa atuação comprometida com o desenvolvimento sustentável e os objetivos estabelecidos até 2030, estamos também trabalhando para contribuir cada vez mais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira, abaixo, os objetivos com os quais conectamos nossas ações de responsabilidade social corporativa.

Erradicação da pobreza
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Água potável e saneamento
Energia limpa e acessível
Trabalho descente e crescimento econômico
Indústria, inovação e infraestrutura
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Paz, Justiça e instituições eficazes
Parcerias e meios de implementação