Compromissos, Parcerias e Reconhecimentos

Compromissos e reconhecimentos

Compromissos, Parcerias e Reconhecimentos

Conheça alguns dos compromissos, parcerias e reconhecimentos que reforçam nossa atuação nos pilares.

Compromissos

Pacto global

A Saint-Gobain é membro do Pacto Global das Nações Unidas desde 2003, incentivando seus parceiros e, principalmente, seus fornecedores, a se comprometerem com os dez princípios do Pacto Global. Da mesma forma, o Grupo dá especial atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, para avançar na avaliação dos impactos reais que as empresas podem ter ao trabalhar por um mundo mais justo e sustentável.

business ambition for 1,5°C

Desde 2019, a Saint-Gobain apoia o compromisso do Pacto Global da ONU “Ambição empresarial para 1,5°C”, comprometendo-se a atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050, em linha com o objetivo de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C. Esta ambição faz parte da estratégia que o Grupo vem implementando há vários anos para limitar o seu impacto ambiental e contribuir para a descarbonização dos seus mercados.

Empoderador, sustentável e decisẽos

Os padrões da Global Reporting Initiative (GRI) visam orientar as empresas por meio de seus relatórios para promover a transparência para as partes interessadas e fazer com que as organizações assumam responsabilidade por seu impacto. Os relatórios da Saint-Gobain aplicam a metodologia e os padrões da GRI.

Corrida para zero

Race to Zero (UN) é um exemplo de como uma coalizão de várias entidades pode se unir com um objetivo comum. Atualmente, a coalizão representa 452 cidades, 22 regiões, 1.101 empresas, 45 dos maiores investidores e 549 universidades. Juntamente com 120 países, isso compreende a maior aliança já comprometida em zerar emissões líquidas de carbono até 2050, no mais tardar.

value reporting foundation

O Sustainability Accounting Standards Board (SASB) é uma organização que divulga normas para orientar as empresas na divulgação de informações financeiras e de sustentabilidade que sejam relevantes aos investidores. Partindo da estrutura ESG (Meio Ambiente, Social, Governança), o SASB identifica questões específicas das indústrias. A Saint-Gobain segue os padrões do SASB em suas divulgações voltadas aos investidores.

Força tarefa sobre o clima, divulgações financeiras relacionadas

A Task Force on Financial Disclosures (TCFD) foi criada para ajudar os investidores a tomarem decisões esclarecidas e auxiliarem os públicos no melhor entendimento das exposições das empresas aos riscos relacionados ao clima, desenvolvendo recomendações para mais transparência nas questões climáticas. Desde 2017, a Saint-Gobain mantém e aplica essas recomendações.

Princípios de empoderamento feminino

O Women’s Empowerment Principles (WEPs) é um conjunto de princípios que visa orientar as empresas a promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho. A Saint-Gobain se juntou aos signatários dos WEPs em 2021, confirmando assim seu compromisso com a igualdade de gênero.

Parcerias

Coalizão de Liderança de Preços de Carbono

A Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC) reúne governos, empresas de diversos setores, universidades e ONGs para compartilhar experiências e ideias sobre precificação de carbono. Como parte de seu compromisso com as questões climáticas, a Saint-Gobain é uma das empresas parceiras da CPLC.

Comissão de transmissão de energia

A Saint-Gobain pertence à ETC (Comissão de Transição Energética), um grupo de cerca de cinquenta líderes da comunidade de energia e clima. O objetivo do ETC é acelerar a mudança para um sistema de energia de baixo carbono que permita um forte crescimento econômico, limitando o aquecimento global a níveis bem abaixo de 2°C.

Aliança global para construção e construção

Lançada pela França e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) durante a COP21, a Global Alliance for Building and Construction (GABC) visa reunir estados, autoridades locais, empresas de construção e associações relevantes por meio de um roteiro para facilitar a transição para edifícios energeticamente eficientes e com baixas emissões de gases com efeito de estufa, de acordo com as metas estabelecidas no Acordo de Paris. A Saint-Gobain está comprometida em criar uma trajetória de baixo carbono para a indústria global da construção. Por esta razão, o Grupo está ativamente envolvido no trabalho do GABC, como membro fundador e como membro do seu comitê de direção.

WBCSD

A Saint-Gobain é ativa no World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) – um agrupamento mundial de 200 empresas que deliberam e desenvolvem soluções para um mundo mais sustentável. A Saint-Gobain é membro do Conselho do WBCSD desde 2017, com responsabilidades por “clima, energia, economia circular, vilas e cidades e mobilidade”.

Conselho Mundial de Construção Verde

O World Green Building Council (WGBC) trabalha a favor da integração e adoção da construção sustentável em todos os lugares e para todos. A Saint-Gobain é membro de 40 GBCs locais em todo o mundo, incluindo o Brasil, é parceira da rede europeia de GBCs (ERN), e preside o Conselho Consultivo Corporativo do World Green Building Council (WGBC) desde 2017. Os GBCs têm uma organização geográfica que permite cada uma das unidades da Saint-Gobain, nos níveis local, nacional e internacional, a contribuírem ativamente com seu trabalho.

Fórum Mundial de Materiais

O World Materials Forum é uma conferência anual que reúne líderes da indústria com o objetivo de compartilhar conhecimento para melhorar o mundo usando materiais em menor quantidade, com maior duração e mais inteligentes (“Smarter, Less and Longer”). A Saint-Gobain é parceira do World Materials Forum e participa da conferência todos os anos.

Selos e reconhecimentos

gênero - índice de igualdade

Em 2022, e pelo quarto ano consecutivo, a Saint-Gobain é contemplada no índice Bloomberg Gender Equality como reconhecimento do seu compromisso e do seu progresso em relação à equidade, à diversidade e à inclusão. Ao propor novos objetivos de diversidade de gênero, o Grupo reforçou o seu compromisso: 30% de mulheres na liderança até 2025 e 30% de mulheres nos Comitês Executivos até 2025.

Projeto de Divulgação de Carbono

O Carbon Disclosure Project (CDP) é uma instituição beneficente que elabora questionários para orientar as empresas sobre quais informações divulgar e avaliar seus impactos ambientais. Em 2021, a Saint-Gobain respondeu aos questionários Climate e Water Dislosure, obtendo pontuações A e A- respectivamente.

ISS ESG

A ISS ESG é uma agência de rating não financeira que avalia o desempenho das empresas com base em critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). Identificada como parte da indústria de materiais de construção, a Saint-Gobain alcançou o status principal para a classificação ISS ESG, superando assim os requisitos de desempenho de sustentabilidade estabelecidos pela indústria de classificação para a indústria.

Metas baseadas na ciência (SBTi)

A iniciativa Metas Baseadas na Ciência (SBTi) define e promove as melhores práticas na definição de metas científicas, avalia e aprova de forma independente as metas corporativas para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono. O SBTi é resultado de uma colaboração entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resource Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF). Além disso, também está entre um dos compromissos da coalizão We Means Business. Os objetivos de CO2 da Saint-Gobain para 2030 foram aprovados pelo SBTi.

Top employer

Em 2022, a Saint-Gobain foi novamente premiada com a certificação “Top Employer Global” pelo sétimo ano consecutivo, além de ter sido certificada em 38 países. Apenas 11 empresas no mundo receberam esta distinção. O selo Top Employer premia as melhores empresas globais examinando aspectos dos processos de gestão de pessoas em cada um de seus países. É um selo atribuído localmente por país, depois por região e, finalmente, global. A manutenção deste selo é, para a Saint-Gobain, um reconhecimento de sua política de recursos humanos e da atenção dada ao bem-estar e desenvolvimento de nossos colaboradores. Temos a certificação regional da América Latina e dos países Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.

Clarivate Top 100 Global Innovator™ 2021

A Saint-Gobain foi nomeada uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo no ranking Clarivate Top 100 Global Innovator™ 2021 pelo décimo ano consecutivo. O ranking é estabelecido por meio do estudo do número de patentes depositadas, mas também do impacto que as invenções de uma empresa têm nos pedidos de patentes por outras, a porcentagem de submissões de patentes bem-sucedidas e as medidas tomadas para proteção legal de patentes depositadas em todo o mundo. Desde que foi nomeada em 2011 como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, a Saint-Gobain registrou mais de 4.000 patentes e desenvolveu grandes inovações de produtos em todos os seus mercados para manter suas posições de liderança, combinando desempenho, benefícios para o cliente e sustentabilidade.