Com uma rica história de 350 anos, a Saint-Gobain baseou o seu desenvolvimento em um conjunto de valores que são seguidos diariamente.

Princípios de Comportamento e Ação

Requisito para pertencer ao Grupo, os Princípios de Comportamento e Ação da Saint-Gobain formam um conjunto de valores fundamentais que orientam os funcionários no seu trabalho diário ou mesmo em sua conduta fora do Grupo.

Cinco Princípios de Comportamento

1. Compromisso profissional

2. Respeito às pessoas

3. Integridade

4. Lealdade

5. Solidariedade

 

Quatro Princípios de Ação

1. Respeito à legalidade

2. Respeito ao meio ambiente

3. Respeito à saúde e à segurança do trabalho

4. Respeito ao direito dos empregados

Compromissos internacionais

 

 

Pacto Global das Nações Unidas

Em 2003, a Saint-Gobain se uniu ao Pacto Global das Nações Unidas em conformidade com os seus Princípios de Comportamento e Ação. Posteriormente, o Grupo ampliou seu compromisso com o Pacto Global e endossou:

  • Cuidado com o clima, no combate às mudanças climáticas.

  • CEO Water Mandate , na proteção dos recursos hídricos do mundo como parte das Metas do Milênio da ONU.

COP21

Na ocasião da 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP21), em 2015, a Saint-Gobain - parceira oficial do evento – intensificou seu compromisso na luta contra o aquecimento global, visando reduzir em 15% o seu consumo de energia, 20% suas emissões totais de CO2 até 2025 e também diminuir em 80% os rejeitos de água industriais nos próximos 10 anos. Clique aqui para conhecer os compromissos da Saint-Gobain na COP 21.

Direitos Humanos

Em 2008, no 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Saint-Gobain assinou a declaração de apoio à gestão dos direitos humanos, uma iniciativa organizada pela Organização das Nações Unidas. Mais de 150 empresas já assinaram a declaração por iniciativa do Gabinete do Alto Comissariado dos Direitos Humanos do Pacto Global das Nações Unidas.

Em total conformidade

A Saint-Gobain espera condutas e práticas exemplares por parte de suas equipes, tanto interna como externamente. Para garantir que os Princípios de Comportamento e Ação e as suas respectivas obrigações sejam cumpridas, a Saint-Gobain lançou um Programa de Conformidade para todos os seus negócios, em 2009.

O Programa de Conformidade inclui cinco componentes principais:

  • Desenvolvimento responsável

  • Plano de direito da concorrência

  • Auditoria interna e controle interno

  • Sistema de alertas de conformidade

  • Canal de Denúncia

”Os negócios do Grupo devem ser conduzidos de maneira a refletir nossos valores.”

Pierre-André de Chalendar, presidente e CEO mundial

Comprometimento está no nosso DNA

Ser referência no habitat sustentável significa que temos deveres com todos os nossos públicos: esta é a responsabilidade social corporativa da Saint-Gobain.

Fundação Saint-Gobain Iniciativas

Uma fundação corporativa envolvida em muitas ações

Em 2008, a Saint-Gobain criou sua fundação corporativa internacional: a Fundação Saint-Gobain Iniciativas. Ela apoia projetos em três áreas:

  • Inserção profissional de jovens carentes

  • Construção, melhoria ou reforma de habitações de interesse social

  • Redução do consumo de energia e preservação ambiental em habitações de interesse social

A Fundação financia o trabalho e contribui com conhecimento técnico para os projetos indicados e apadrinhados por funcionários ativos e aposentados do Grupo.

Até o momento, 95 projetos apadrinhados por mais de 100 colaboradores foram apoiados pela Fundação, que tem um orçamento de 1 milhão de euros por ano.