Série Férias Escolares: 3 atividades que ajudam no desenvolvimento do seu filho



Férias em casa também pode ser um tempo para aprender novas habilidades e exercitar conhecimentos adquiridos na escola.
Ensinar às crianças atividades do cotidiano, como cozinhar, arrumar a casa, regar as plantas, montar e consertar pequenas coisas é uma forma de reforçar a importância de organização, concentração, paciência e planejamento.
A psicóloga e arteterapeuta Alessandra Castro de Paula conta que, além de estimular o corpo, essas tarefas também desenvolvem o senso de coletividade, autonomia, cuidado com os pertences e colaboração.
A seguir algums ideias de como incluir as crianças nas atividades do dia a dia e de que forma elas podem ajudar no amadurecimento dos pequenos.
1) Aprender a cozinhar
A preparação de um prato às vezes pode parecer completamente intuitiva, mas não nos damos conta de que para que o arroz chegue à mesa da sua família soltinho foi necessário picar a cebola e o alho, refogar tudo, esperar a água ferver e aguardar o tempo de cozimento.
Incluir as crianças nesse processo ensina a importância de se planejar para executar as tarefas e a necessidade de ter paciência e respeitar o tempo das coisas.
2) Fazer pequenos reparos
Antes de começar a consertar ou construir qualquer coisa, é necessário um raciocínio lógico para entender a melhor maneira de executar a tarefa. Daí chega o primeiro ensinamento à criança. É o aprendizado da escola que ela vê aplicada na vida real.
3) Ajudar na organização de casa
Responsabilidade é a palavra de ordem para essa atividade. Quando cada um é encarregado de manter a organização do seu espaço, essa habilidade emocional começa a ser exercitada.
Para ocupar o tempo livre das crianças durante as férias em casa, é importante ser criativo e notar que até as mais simples atividades do dia a dia podem ensinar muito.
Confira outros posts da série Férias Escolares!