Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Série Férias Escolares: 3 atividades que ajudam no desenvolvimento do seu filho

Série Férias Escolares: 3 atividades que ajudam no desenvolvimento do seu filho

26 de Julho de 2017

Férias em casa também pode ser um tempo para aprender novas habilidades e exercitar conhecimentos adquiridos na escola.

Ensinar às crianças atividades do cotidiano, como cozinhar, arrumar a casa, regar as plantas, montar e consertar pequenas coisas é uma forma de reforçar a importância de organização, concentração, paciência e planejamento.

A psicóloga e arteterapeuta Alessandra Castro de Paula conta que, além de estimular o corpo, essas tarefas também desenvolvem o senso de coletividade, autonomia, cuidado com os pertences e colaboração.

A seguir algums ideias de como incluir as crianças nas atividades do dia a dia e de que forma elas podem ajudar no amadurecimento dos pequenos.

1)  Aprender a cozinhar

A preparação de um prato às vezes pode parecer completamente intuitiva, mas não nos damos conta de que para que o arroz chegue à mesa da sua família soltinho foi necessário picar a cebola e o alho, refogar tudo, esperar a água ferver e aguardar o tempo de cozimento.

Incluir as crianças nesse processo ensina a importância de se planejar para executar as tarefas e a necessidade de ter paciência e respeitar o tempo das coisas.

2) Fazer pequenos reparos

Antes de começar a consertar ou construir qualquer coisa, é necessário um raciocínio lógico para entender a melhor maneira de executar a tarefa. Daí chega o primeiro ensinamento à criança. É o aprendizado da escola que ela vê aplicada na vida real.

Passada a fase de planejamento, partimos para a execução - como encaixar partes, apertar parafusos, etc - que é um ótimo momento para desenvolver habilidades motoras básicas.

3) Ajudar na organização de casa

Responsabilidade é a palavra de ordem para essa atividade. Quando cada um é encarregado de manter a organização do seu espaço, essa habilidade emocional começa a ser exercitada.

De acordo com Alessandra Castro, limites ajudam a criança a se organizar afetivamente e ensina a escolher e avaliar. "Ao brincar, ela recria a sua realidade, inventa personagens e atribui a eles o que assimilou do convívio com os pais ou na escola. Assim, os pais formam indivíduos com autonomia e liberdade de ação, mas com responsabilidade”, diz a psicóloga.

Para ocupar o tempo livre das crianças durante as férias em casa, é importante ser criativo e notar que até as mais simples atividades do dia a dia podem ensinar muito.

Confira outros posts da série Férias Escolares!

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Ver o vídeo no YouTube
Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.