Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Série Casa Segura: quarto acessível à mobilidade reduzida

Série Casa Segura: quarto acessível à mobilidade reduzida

28 de Junho de 2017

Pessoas com mobilidade reduzida, sejam idosos, cadeirantes ou apenas temporariamente com alguma limitação como gestantes por exemplo, precisam de segurança e conforto na casa toda. Na 4ª e última parte da série Casa Segura, vamos mostrar como deixar o quarto acessível e aconchegante ao mesmo tempo. Veja nossas dicas:

Porta

Deve ter vão livre de no mínimo 80 cm de largura. A maçaneta deve ser em alça, formato mais ergonômico e fácil de acionar.

Guarda-roupa

Coloque as roupas e acessórios menos usados nas partes mais altas do armário, e deixe as peças do dia a dia nas prateleiras e gavetas mais acessíveis. As portas e gavetas (de preferência com corrediças) devem ser leves e fáceis de abrir.

 

A luz em um quarto acessível

Para garantir acessibilidade, use cortinas leves e claras, que deixem entrar claridade natural. O ideal é ter interruptores paralelos para acionar a luz principal: um próximo da cama e outro próximo à entrada. 

Contar com uma luz de apoio, como um abajur ou uma arandela ao lado da cama, também é uma ótima ideia. Luzes noturnas são importantes, no quarto e no corredor, caso o morador precise levantar durante a noite. Também é possível optar por sensores de acionamento automático de luz.

Outra boa alternativa para tornar o quarto acessível é uma luz de emergência caso falte energia.

Cama

A altura da cama deve ser suficiente para que a pessoa consiga apoiar os pés no chão na hora de levantar. Barras de apoio podem ser instaladas ao lado da cama para auxiliar no movimento e na acessibilidade.

Um estrado forte garante mais conforto porque deixa o colchão mais estável, além de resistir melhor ao tempo e aos movimentos. Uma cabeceira linda e confortável não encanta apenas aos olhos, mas também favorece o dormitório acessível.

Mesa lateral

O criado mudo deve ter bordas arredondadas e ser pesado ou fixado na parede. Deixe um telefone e uma lista de números em cima do móvel para casos de emergência

Tapetes

Evite peças soltas ou muito altas. Se for usar tapetes no quarto acessível, procure um modelo antiderrapante ou prenda-o com fita adesiva própria para esse uso.  

Série Casa Segura

A Saint-Gobain, em parceria com a Senior Social, um Clube de Vantagens que oferece consultoria especializada em Terceira Idade, elaborou uma série de posts para deixar a sua casa mais segura, com consultoria da gerontóloga Natália Nicola, do Hospital das Clínicas (USP).

Confira também dicas para adaptar a sala, a cozinha e o banheiro do seu lar!

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Ver o vídeo no YouTube
Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.