Série Casa Segura: cozinha acessível para a terceira idade



Como a idade avança para todos, o ideal é desde cedo pensar em como ter uma casa mais segura, adaptada e confortável para os diferentes momentos da vida.
Confira na segunda parte da série Casa Segura (confira o primeiro post sobre a Sala), dicas para evitar acidentes e aborrecimentos na cozinha, que valem para a terceira idade e outras situações de mobilidade reduzida, como gravidez e uso de muletas ou cadeira de rodas.
Organização
Redistribua os utensílios de modo que as peças mais usadas do dia a dia, como pratos e copos, fiquem armazenadas nas prateleiras e gavetas mais acessíveis.
Altura dos móveis
Na medida do possível, ajuste a altura de armários, gavetas e prateleiras para que o idoso não precise subir em bancos para alcançar o que precisa.
Se o morador for cadeirante, esse ajuste é ainda mais importante, para proporcionar a ele autonomia. Nesse caso, o ideal é que as mesas e bancadas tenham uma altura livre mínima de 73 cm entre o chão e parte inferior do móvel.
Torneiras
Instale torneiras com alavancas, que são mais ergonômicas do que aquelas que precisam ser giradas para acionar a água. Modelos com sensor de acionamento automático evitam que a torneira seja esquecida aberta.
Largura mínima
O uso da cadeira de rodas ou de muletas pede um espaço de circulação um pouco maior na cozinha. Por isso, a largura mínima necessária para um deslocamento de, por exemplo,40 cm deve ser de 80 cm.
É bom lembrar que, nesses casos, a porta deve ter no mínimo 70 cm de largura.
Série Casa Segura
A Saint-Gobain, em parceria com a Sênior Social e a gerontóloga Natália Nicola, do Hospital das Clínicas (USP), lançamos uma série de posts para deixar a sua casa mais segura. Confira a primeira parte, com orientações para a sala.
Pequenas reformas podem ajudar bastante em diferentes fases da vida. São cuidados fundamentais para melhorar a acessibilidade em casa, além de oferecer mais conforto e praticidade no dia a dia. Pense nisso!