Série Casa Segura: como deixar o banheiro acessível



O banheiro é um dos locais da casa onde mais acontecem acidentes domésticos. E os idosos e outras pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes e deficientes visuais, são os que mais correm risco de se machucar ou sofrem com a falta de conforto nesse cômodo.
Na terceira parte da série Casa Segura, veja nossas dicas de como deixar o banheiro mais seguro e confortável:
Dimensões
Para cadeirantes, o tamanho ideal de um banheiro é de 1,50 m por 1,70 m, com uma área de manobra de 180º. As dimensões mínimas do box devem ser de 0,90 m por 0,95 m. Veja mais detalhes na norma brasileira de acessibilidade.
Vaso sanitário
Troque o vaso comum por um mais alto, ou use um assento elevado para facilitar o movimento de sentar e levantar.
Para deixar o banheiro ainda mais seguro e confortável, instale barras de apoio ao lado do vaso e da pia.
Box
Essa área precisa de mais atenção, por conta da combinação de pisos lisos com a água, além da espuma de produtos como shampoo e sabonetes. Usar cortinas em vez de portas de vidro é uma segurança a mais, já que vidro, mesmo temperado, é material quebradiço.
Também é ideal instalar barras de apoio dentro do box.
Evite ou, se possível, elimine degraus nos boxes. Caso o morador precise de uma cadeira de banho para dar um apoio, você pode optar por peças móveis ou por modelos que ficam fixados na parede.
Acessórios
Retire objetos que possam se quebrar de cima da pia ou bancada. Porta-objetos deve ficar preso na parede.
Reformas simples podem deixar o banheiro muito mais seguro e confortável não só para a Terceira Idade, mas para toda a família. Viu só?
Série Casa Segura
A Saint-Gobain, em parceria com a Senior Social, um Clube de Vantagens que oferece consultoria especializada em Terceira Idade, elaborou uma série de posts para deixar a sua casa mais segura, com consultoria da gerontóloga Natália Nicola, do Hospital das Clínicas (USP).
Confira também dicas para adaptar a sala e a cozinha da sua casa.