Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Restauração de móveis: ideias inusitadas para o seu móvel antigo

Restauração de móveis: ideias inusitadas para o seu móvel antigo

21 de Novembro de 2017

Reutilizar peças antigas na decoração imprime personalidade a casa e exercita a sua criatividade. Veja a seguir algumas ideias que encontramos e confira as dicas de como reproduzi-las no seu lar.

ILHA DE COZINHA

As duas venezianas, que antes serviam para impedir o sol de entrar no ambiente, agora sustentam a estrutura da ilha de cozinha de estilo rústico.

O primeiro passo para construir um móvel como esse é verificar se as folhas estão em bom estado. Depois, lixe as peças para tirar o excesso de verniz ou tinta e faça a pintura de fundo com tinta spray ou acrílica. Para um efeito de pátina, experimente lixar a peça depois de pintada, deixando à mostra um pouco da madeira original.

Agora, é só montar a estrutura fixando as duas venezianas em três placas de madeira bem sólidas na parte de baixo, para estruturar o móvel, colocar a peça que vai servir de tampo e depois fixar as rodinhas e os ganchos necessários. Use rodas com trava, de preferência.

MESA DE APOIO

A velha máquina de costura não precisa deixar de ser protagonista no seu dia a dia. Aproveite a estrutura do pedal para criar uma mesa de apoio. Você pode pintá-la de uma cor bem viva usando tinta esmalte ou tinta a óleo.

Depois é só decidir qual será o estilo do tampo – de madeira, pedra, azulejos, mosaico – e prendê-lo na estrutura com parafusos.

APARADOR

As gavetas de um móvel antigo ganham nova funcionalidade como aparador para a sua sala. Prenda-as lateralmente com parafusos e cola de madeira. Em seguida, use massa de madeira para disfarçar a emenda na frente do móvel. Depois fixe os pés no fundo das gavetas e pinte com tinta spray.

Se quiser dar um toque diferente ao aparador, troque os puxadores por outros mais antigos ou super modernos, tudo vai depender do que combina melhor com o seu ambiente.

Outra ideia bacana para esse móvel é reaproveitar a velha tábua de passar roupas de madeira. Com uma mão de tinta ou aplicação de verniz, encoste-a na parede e coloque os itens de decoração que mais gosta!

CRIADO MUDO

Você já tinha pensado que uma cadeira antiga pode servir como criado mudo? Pois essa dica é ótima para quem está repaginando o quarto, mas não quer investir muito dinheiro nesse móvel.

A cadeira pode ser bem antiga, nova, de criança, de madeira ou metal. Não importa. Preste atenção apenas à altura da cama e do assento, para o acesso aos itens ficar confortável para você.

JARDINEIRA VERTICAL

Mais uma nova função para as venezianas: que tal usá-las para montar o seu jardim vertical? Basta lixá-las, pintá-las e fixá-las na parede. Para pendurar os vasos, coloque parafusos do tipo gancho na estrutura de madeira e pronto!

Restaurar móveis que seriam descartados e dar a eles novas funcionalidades é um jeito inteligente e criativo de decorar sem gastar muito. Aposte nessa ideia e mãos à obra!

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.

Carregando... Aguarde