Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Renove a decoração com uma parede de cimento queimado

Renove a decoração com uma parede de cimento queimado

17 de Novembro de 2017

Muitos se lembravam dela apenas como uma técnica para pisos, mas agora isso mudou: a parede de cimento queimado também chegou para ficar, é tendência e pode transformar o décor. Se você vai reformar e quer mudar o visual de casa, aposte nesse novo tipo de revestimento, que é simples de aplicar e oferece beleza, modernidade e um toque industrial aos ambientes!

O que é cimento queimado?

Antes visto somente em casas de campo ou em ambientes interioranos, o processo de usar o concreto aparente passou a fazer igual sucesso em imóveis urbanos e contemporâneos. Isso porque é um dos revestimentos mais baratos, duráveis, versáteis e fáceis de preparar: consiste basicamente em uma argamassa misturada a areia e água.

A aplicação de cimento queimado pode ocorrer diretamente sobre contrapisos ou em paredes de concreto áspero. Mas não leve o efeito “queimado” ao pé da letra! A técnica é assim conhecida porque a massa recebe uma camada de pó de cimento enquanto úmida, que é distribuído com uma espátula até a superfície ficar bem lisinha.

Manter o concreto exposto é possível tanto em áreas internas quanto externas. No entanto, o ideal ao optar por esse acabamento é “aquecer” os ambientes com detalhes em cores mais quentes e aconchegantes. Estilos como o rústico, industrial, moderno, retrô são mais despojados e aceitam bem o revestimento de cimento queimado, assim como o famoso tijolo aparente.

Detalhes de uma “parede inacabada”

O cimento queimado na parede pode ser aplicado por você ou por profissionais especializados na técnica. O ideal é misturar um aditivo plastificante à argamassa para evitar manchas e grandes trincas e aumentar ainda mais a resistência do concreto. Porém, lembre-se de que o aspecto imperfeito do cimento queimado, com suas pequenas fissuras, é o que dá charme às superfícies!

Ainda é possível dar às paredes de casa o mesmo efeito usando a chamada pintura cimento queimado, assim conhecida por sua cor que imita o concreto, ou mesmo com massa corrida. Nesse caso, basta misturar água e pigmento preto à massa até chegar ao tom desejado, lixar a parede e aplicar cera de carnaúba incolor por fim para dar brilho. Com apenas alguns reais você cria uma superfície linda e idêntica às de argamassa!

Para ter mais inspirações para a sua reforma, assine os boletins da Saint-Gobain e receba em seu e-mail posts sempre atuais com dicas imperdíveis sobre casa e decoração!

Categoria Obra sem dor: 

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.

Carregando... Aguarde