Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Reforma com o pé direito: arquiteta traz dicas de ouro para uma obra sem surpresas

Reforma com o pé direito: arquiteta traz dicas de ouro para uma obra sem surpresas

13 de Novembro de 2017

Reformar e construir dá um friozinho na barriga... Exige planejamento, dedicação e paciência. Uma boa dica para garantir uma obra sem surpresas é contar com profissionais capacitados ao seu lado. Você sabia que, além de desenhar projetos, os arquitetos também acompanham o passo a passo da construção? Por isso, é sempre importante considerar a contratação do especialista antes de começar a montar sua casa dos sonhos.

Conversamos com a arquiteta e influenciadora Luciana Paixão, do blog e portal de cursos A Arquiteta, que nos deu as dicas de ouro para começar uma obra com o pé direito – e terminar com um sorriso de orelha a orelha! Confira:

Quais as primeiras considerações para quem pretende reformar ou construir?

Construir e reformar sempre são um grande desafio para os profissionais. Atender as necessidades do cliente em relação ao espaço que temos para trabalhar é uma tarefa mais complexa do que parece. Por isso, realizar uma reforma com iniciativa própria e sem acompanhamento profissional pode implicar em problemas sérios.

Para quem deseja construir, a obra começa já com a escolha do terreno. Os profissionais precisam avaliá-lo previamente para definir a planta. As características do terreno são essenciais para a obra.

Uma boa obra, mesmo de reforma, precisa de um bom projeto para aplicar a metragem da construção, a quantidade de cômodos e muitos outros detalhes que devem ser feitos antes de fato começar.

Tirar o projeto do papel e dar andamento à construção envolve diversos detalhes, que vão desde a contratação de mão de obra qualificada (é importantíssimo saber quem contratar) até o gerenciamento da equipe e abastecimento da obra.

Uma obra é como uma grande orquestra: é preciso saber regê-la para que nada saia do tom.

Qual a função de um arquiteto para uma obra e como escolher o ideal para cada caso (decoração, reformar, construir, etc)?

Decorar, reformar e construir são todas atribuições do Arquiteto, definidas pelo CAU-Br (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

O Arquiteto tem como principal atribuição a compatibilização de projetos complementares, seja na reforma ou na construção.

Outros profissionais também são necessários para a elaboração de projetos que estão fora da alçada do Arquiteto, como instalações prediais, cálculo estrutural, conforto térmico, acústica,  iluminação, entre vários outros.

Além de gerenciar os serviços desses profissionais, o Arquiteto tem como finalidade principal fazer a compatibilização desses projetos.

A carreira de Arquitetura é bem complexa. Alguns profissionais optam por se especializar em uma das atribuições. Já outros de dedicam a participar em mais etapas da construção, o que não tem nada de errado, trata-se de gostos e preferências.

Portanto, o profissional ideal para decorar, construir ou reformar é aquele que possui maior qualificação e experiência, maior nível de repertório de projeto, e principalmente, que tem mais empatia e envolvimento com o cliente.

Quais as principais dicas para acertar na escolha de um arquiteto?

Nunca escolha o profissional apenas pelo preço dos seus honorários. Busque referências de trabalhos realizados e indicações de conhecidos, pois trazem mais segurança.

Procure ter conhecimentos dos serviços que serão prestados. Para executar uma obra, não é necessário somente o projeto de arquitetura, mas também projetos complementares. Os bons arquitetos oferecem quem possa realizar esses projetos, bem como todos os serviços e profissionais necessários para sua execução.

Pergunte sobre as necessidades e as responsabilidades legais que deverão ser assumidas pelo profissional, tanto para a aprovação do projeto como para a execução da obra.

Mantenha um diálogo aberto com o arquiteto. Não omita nenhuma informação importante ou relevante ao projeto. Participe de todas as etapas do projeto e da obra. Dê sugestões e opine sempre que achar que deve. É mais fácil e mais barato fazer alterações quando o processo estiver em andamento.

Quais são as dicas para a contratação de uma mão de obra qualificada?

As dicas para a escolha de um arquiteto também valem para contratar mão de obra da construção civil.

A regra é sempre a mesma: preço muito baixo do valor médio cobrado pelo mercado pode significar problemas posteriores. Desconfie de quem sempre pode baixar o preço mais um pouquinho em relação à concorrência.

Busque sempre por referência de trabalhos realizados, geralmente o famoso boca a boca faz bem esse trabalho.

E se possível, visite o local onde foram realizados trabalhos anteriores e converse com os contratantes, esse é o seu melhor sinalizador da qualidade do profissional que você está prestes a contratar.

Procurando profissionais para sua reforma? A Saint-Gobain te ajuda! Conheça a plataforma Encontre um Profissional

O que o consumidor deve ter em mente na hora de escolher os materiais de construção?

Antes de construir, é conveniente visitar várias lojas para adequar o sonho à realidade do capital disponível.

É preciso se lembrar da qualidade do material de construção que vai ser comprado, não se esquecendo de que a qualidade dos produtos varia, da mesma forma que variam os preços de uma loja para outra, principalmente para mercadorias que ainda não tiveram suas normas de produção estabelecidas pela ABTN –Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Tão importante quanto a qualidade, saber o tipo de material que será utilizado na construção é um ponto crucial. Esse fator ajuda a definir o orçamento, ter em mente o que será utilizado tornará a pesquisa de valores mais fácil.

Além disso, sabendo sobre o tipo de material, também é possível buscar por informações referentes à durabilidade, forma de manutenção e muito mais.

A base de uma construção são os materiais, que precisam ser de qualidade. Por isso, não é a melhor saída só pensar na economia na hora da compra, pois a escolha dos produtos está diretamente ligada à durabilidade da edificação.

Para quem deseja realizar grandes obras ou pequenas reformas residenciais, quais são os documentos básicos necessários?

Cada cidade apresenta suas próprias leis em relação à construção. No entanto, a partir do momento em que se deseja construir ou reformar de forma legalizada, é necessário estar com a documentação do imóvel em dia, seja do direito de propriedade (Matrícula do Registro do Imóvel) ou em relação à situação fiscal do imóvel. Dívidas de IPTU ou multas de diversos fins podem atrasar ou até mesmo impedir o sonho da casa nova.

O procedimento para se realizar obras é sempre um pouco burocrático. De um modo geral, os documentos a serem solicitados pelas prefeituras para construir ou reformar são:

Requerimento de Serviços.

Certidão Negativa de Débitos do lote.

Certidão de Matrícula de Registro de Imóveis Atualizada.

Certidão do Meio Ambiente ou de Reposição Florestal em caso de derrubada de árvores

Comprovante de Endereço com Número Oficial do lote.

Comprovante de Rede de Esgoto.

Projeto Legal ou de Aprovação (projeto de prefeitura) assinado pelo Responsável Técnico. (Arquiteto).

Memoriais Descritivos para obra nova ou Laudo Técnico de Estabilidade e Salubridade para edificações existentes com finalidade de reformas.

Memorial de Fossa Séptica (se não houver rede de esgoto no loca).

Projeto de Demolição (em caso de haver edificação existente).

Projeto de Unificação e Desmembramento de Lotes Urbanos (quando for o caso).

Comprovantes de Pagamentos de Taxa de Serviços como ISS e outros.

Conheça a série “Reforma sem Prejuízo” e garanta uma obra sem supresa! Baixe o eBook aqui!

Luciana Paixão é arquiteta e autora do livro Projetos de Prefeitura – o Manual do Profissional da Construção Civil. Foi eleita uma INFLUENT MIND pela revista Negócios da Comunicação através do Prêmio Influenciadores Digitais 2016 e 2017. Atende em seu escritório em Osasco (SP), elaborando projetos residenciais e comerciais de arquitetura, juntamente com seus arquitetos parceiros da equipe.

 

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.

Carregando... Aguarde