A hora do revestimento: Dicas para acertar em cheio



Escolher entre diferentes tipos de revestimentos, como pastilhas, faixas, porcelanatos, pisos e azulejos, dentre outros materiais, pode trazer muitas dúvidas na hora de reformar a casa.
Qual é o revestimento ideal e como calcular a quantidade certa a ser comprada?
Para ajudar a responder essas e outras perguntas sobre o tema, selecionamos algumas dicas. Confira:
1) O seu ambiente é seco ou molhado?
Normalmente, ambientes secos costumam ser internos, como salas e quartos. Os molhados são laváveis, como cozinhas, banheiros, áreas de serviço, terraços e quintais.
Depois de identificar se sua área é externa ou interna, seca ou molhada, você deve atentar ao PEI (Porcelain Enamel Institute) do piso e do revestimento de parede que desejar aplicar. Esse é o fator que vai assegurar o bom desempenho desses materiais no ambiente. Para saber mais, confira o nosso post sobre como comparar revestimentos.
2) Misture diferentes texturas
Misturar diferentes tipos de revestimentos é uma ótima alternativa para deixar sua decoração com um toque único e criativo. Hoje, existem revestimentos que imitam madeira, pedras e outros tipos de materiais e texturas. Arrisque na mistura considerando a harmonia das cores e veja o resultado cheio de personalidade.
3) Como calcular a quantidade de revestimento
Essa etapa pode ser confusa, porque a metragem das paredes é calculada em m² e, muitas vezes, a compra dos pisos e revestimentos é feita por peças.
A partir do resultado, considere, no mínimo, 10% a mais da área de piso ou revestimento na hora da compra. Isso serve para garantir peças em eventuais perdas no transporte.
4) A importância da junta e da instalação
É necessário respeitar a junta que o fabricante define para os revestimentos. Caso contrário, você poderá comprometer o desempenho do material e perder a garantia. Cada tipo de revestimento para paredes e pisos exige um preparo diferente.
Um deles é a limpeza na hora da aplicação. O pó em excesso, por exemplo, pode comprometer a aderência de qualquer material. Cada revestimento também exigirá uma instalação específica. Para a aplicação de cerâmica ou porcelanato, utilize argamassa para fixar.
Compartilhe o resultado com a gente!