Hora de pensar no teto: laje ou forro de gesso? Tire suas dúvidas já!



Quando se está construindo, é comum ouvir de alguém: “Agora você vai ter um teto!”. E isso é mesmo verdade, seja no sentido mais poético ou no prático, você vai precisar de um teto. Mas o que é preciso saber sobre para construir um? Bom, vamos por partes...
Laje
A laje é a cobertura sobre nossas cabeças, que pode ou não ser transitável. Quer dizer: pode ser a última parte antes do telhado, ou a parte entre dois andares. Seja qual for o caso, ela normalmente tem espessura mínima de 12/ 14cm o que já contribui bastante para um maior isolamento e proteção ao ambiente.
Por dentro da laje, que é feita de concreto e uma estrutura de vergalhões de ferro, é possível passar circuitos de elétrica, encanamentos de hidráulica e outros sistemas e circuitos. Porém, com essa espessura e dureza, é mais prático adicionar abaixo da laje um forro de gesso que esconda tudo isso, em lugar de furar concreto e ferro.
Laje + forro de gesso
Combinando as duas coisas, é possível colocar todos os sistemas que fazem a sua casa funcionar entre a laje e o forro de gesso. Isso vai deixar tudo mais acessível e fácil de remendar em caso de futuras manutenções.
Forro de gesso
Para fazer reparos nos circuitos entre a laje e o forro de gesso, basta fazer uma abertura no forro de gesso onde precisar e depois fechar novamente com mais gesso, massa para nivelar e pintura. Bem mais prático do que quebrar a laje.
Além dessa facilidade, o forro aumenta o conforto térmico, acústico e luminotécnico do ambiente, porque o gesso oferece os isolamentos térmico e acústico muito eficiente, e se você quiser caprichar na iluminação, com vários pontos de luz destacando elementos da decoração, pode fazer essa distribuição de luzes acima do gesso a qualquer tempo.
Quer mais? Ainda é possível modelar diferentes tipos de acabamento no forro de gesso, como rasgo de luz, caixas em rebaixo ou ressalto, cortineiro embutido e bandô e outras soluções que a criatividade desejar.
Então agora você já sabe: não precisa escolher um ou outro, você pode ter os dois e viver numa casa cheia de conforto, com um teto bem resolvido para te abrigar.
Um beijo e até a próxima.
Liv.