Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Gripe ou resfriado? Entenda os sintomas e proteja você e sua casa

Gripe ou resfriado? Entenda os sintomas e proteja você e sua casa

14 de Maio de 2018

Com a chegada das temperaturas mais baixas e do tempo seco, doenças como gripes e resfriados tendem a ocorrer com mais frequência. Embora as duas sejam bem parecidas, cada uma tem as suas peculiaridades. Veja a seguir as diferenças entre elas e o que fazer para se proteger.

Entenda as duas doenças

A gripe é causada por vírus e seu sintoma mais importante e característico é a febre alta seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre dura cerca de três dias, e a tosse e os outros sintomas vão aparecendo durante o processo da doença, podendo se manter até cinco dias após o desaparecimento da febre.

O resfriado também é causado por vírus, mas por tipos diferentes dos que causam a gripe. Os sintomas são parecidos, porém são mais brandos e duram menos tempo, de dois a quatro dias. Dentre os sinais de resfriado estão: tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e leve dor de garganta. Normalmente não há febre e, quando isso acontece, ela costuma ser baixa.

É importante a prevenção dessas e de outras doenças respiratórias, pois podem levar a complicações graves.

A transmissão, tanto da gripe como do resfriado, ocorre pelo contato com o vírus por meio das secreções dos olhos, nariz ou boca. Esse contágio pode se dar diretamente entre as pessoas, pelo beijo, espirro, tosse ou mesmo se alguém contaminado falar perto de você. A transmissão também pode ocorrer de forma cruzada, ou seja, você toca em algum objeto contaminado pelo vírus e leva a mão na boca, olhos ou nariz. Além disso, os vírus também circulam pelo ar.*

* Essas informações foram obtidas no site: https://minutosaudavel.com.br/resfriado-sintomas-tratamento-prevencao-transmissao-e-remedios/

Como deixar a casa protegida no inverno e preparada para os dias mais frios

Para evitar a propagação de doenças respiratórias dentro de casa, é importante manter os ambientes bem ventilados, deixando as janelas abertas, principalmente se há alguém gripado ou resfriado no local.

Para minimizar os efeitos do inverno, que é caracteristicamente frio e seco, colocar um umidificador de ar nos ambientes de maior convivência melhora sua qualidade, evitando o desconforto respiratório.

Já um aquecedor de ar vai deixar a casa mais quentinha nos dias frios. Hoje há vários modelos para diferentes tamanhos de ambiente. Alguns aparelhos de ar condicionado vêm com a função aquecedor. Pesquise e veja qual a melhor opção para sua família.Na Telhanorte, você encontra vários modelos: clique aqui e acesse o site.

Vale a pena investir também em equipamentos que esquentem a água das torneiras do banheiro e da cozinha.

Hábitos mais que desejáveis

Adotar alguns hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, copos, pratos) e usar lenços descartáveis para limpar o nariz também são imprescindíveis.

Outra atitude prudente é, ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com a área interna entre o braço e antebraço (região na frente do cotovelo) e nunca com as mãos, que acabam sendo veículos para os vírus chegarem a outra pessoa por meio dos objetos dentro da casa.

E, por fim, procure os postos de saúde ou seu médico para tomar a vacina que protege contra a gripe. Ela é importante porque evita o contágio pelos vírus mais agressivos, como o H1N1.

 

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.

Carregando... Aguarde