Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Escolha a lixa certa e acerte no resultado da reforma

Escolha a lixa certa e acerte no resultado da reforma

9 de Fevereiro de 2018

Vai reformar um ambiente ou reciclar um móvel? Certamente você ou o profissional que irá executar sua obra precisará de uma lixa para deixar a superfície lisinha ou pronta para receber uma nova cobertura de tinta ou o acabamento escolhido.

O que você precisa saber:

-       Lixas servem para polir, nivelar, corrigir e uniformizar superfícies novas ou em processo de repintura. Elas também corrigem e eliminam imperfeições, além de remover áreas contaminantes como ferrugem e facilitar a aderência do produto de acabamento final.

-       Para cada tipo de material e estado há um tipo de lixa e uma grana certa.  As mais comuns são as lixas d’água, de ferro, de madeira e de massa.

-       As lixas Norton são de longe as melhores e com maior variedade de granas do mercado, por isso uma delas com certeza vai te atender.

Mas o que é grana no mundo das lixas?

Corresponde ao tamanho dos grãos aplicados nela. Quanto mais baixo for o número da lixa, mais abrasiva ela é. Portanto uma lixa 100 é mais grossa do que uma 220, por exemplo.

As mais grossas devem ser usadas para a remoção de camadas ou correção de superfícies mais rígidas ou de acabamentos mais grosseiros. Quando se tratar de acabamento, para ter um melhor resultado, use lixas mais finas (de maior granulometria) para ter superfícies mais lisas e regulares.

Lixa d´água

São utilizadas para lixamento a úmido ou com água. É mais usada em superfícies metálicas finas e em funilaria. Já na construção, segundo dica do especialista em pinturas de paredes, o pintor Júlio Oliveira, “você pode usar a lixa d’água para dar acabamento numa parede com massa acrílica, por exemplo. A massa acrílica é mais dura, e você consegue ganhar tempo e manter a qualidade do acabamento fino se for molhando a parede e lixando com a lixa d’água”.

Lixa No-Fil ou Lixa Champagne

Essas são usadas no acabamento fino em trabalhos a seco. É recomendada para superfícies com acabamentos mais finos e delicados, como seladora, verniz, antes da aplicação de laca… Com ela você consegue uma superfície lisa, sem marcas de lixa e com um melhor acabamento.

Lixa de ferro

Essa é a lixa dos serralheiros. É usada em superfícies rígidas, para remoção de partes oxidadas e para fixar melhor a pintura. Nosso consultor, o pintor Júlio, recomendou usar lixa de ferro em paredes de reboco muito ásperas e de acabamento muito grosseiro. E nos contou que com ela ganha agilidade e qualidade, em razão da resistência e da granulometria desse tipo de lixa.  

Lixa de massa

É a lixa para dar acabamento nas paredes comuns. As mais grossas são para remover muitas camadas de tinta. As de grana mais alta, ou seja, as mais finas, dão melhor acabamento, e deixando a parede mais lisa e regularizada.

Lixa de madeira

Ela segue a mesma orientação das lixas para massa: servem para remover acabamentos mais grosseiros quando são mais grossas, e para dar o acabamento final quando são mais finas.  

É importante saber que a madeira deve ser lixada sempre no sentido dos veios, e apenas assim. Não mude a direção depois de iniciado o trabalho para não deixar marcas na superfície.

Agora você já sabe tudo o que precisa para comprar e usar as lixas certas. Se tiver qualquer dúvida, escreva e nós vamos procurar a melhor resposta.

Confira aqui os produtos da Norton.

Quer receber mais dicas sobre reformas e construção? Clique aqui e cadastre-se para receber nossos conteúdos.

Até a próxima!

                                                                                                             

Categoria Obra sem dor: 

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.

Carregando... Aguarde