Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências DIY: Aprenda como aplicar papel de parede

DIY: Aprenda como aplicar papel de parede

2 de Junho de 2017

Mudar a cara de um ambiente usando esse tipo de revestimento pode parecer complicado, mas não é um bicho de sete cabeças. Siga nosso passo a passo para aplicar papel de parede sem estresse e assista ao vídeo no final do post para ver detalhes do procedimento.

1) Medir

Para saber quantos rolos de papel comprar, meça as larguras (metragem linear) de todas as paredes que serão cobertas. Some tudo e multiplique pela altura das paredes. Divida esse número por 4,5, se o papel for liso ou tiver apenas uma textura, ou por 4, se for estampado (nesse caso é bom ter uma sobra para poder casar os desenhos de uma faixa com a outra). Se o número final for quebrado arredonde para cima.     

2) Separar materiais

Deixe tudo que irá precisar à mão: escada, balde com um pouco de água, brocha, metro ou trena, tesoura, estilete, escova de pelo, esponja macia, espátula e um fio de prumo.

3) Nivelar

Verifique se a parede está nivelada e livre de trincas ou áreas fofas. Se houver alguma irregularidade, aplique massa corrida e lixe a parede, para que fique uniforme. A superfície também deve estar limpa, livre de pó e umidade.

4) Recortar

Prepare o adesivo de acordo com as instruções da embalagem. Enquanto ele descansa, pegue a medida da altura da parede, marque-a no papel e acrescente 10 centímetros, que serão usados para o recorte do excesso junto ao teto e ao rodapé (5 centímetros em cada extremidade).

5) Preparar

Com a brocha, passe o adesivo no verso do papel. Dobre o papel no sentido do adesivo e aguarde um minuto. Enquanto isso verifique o prumo da parede (veja o vídeo a partir de 2:55).

6) Aplicar

Cole o rolo no sentido vertical. Use a escova de pelos para eliminar bolhas. Com a espátula,  segure a borda que sobrou e corte-a com o estilete (veja o vídeo em 4:25). Tome cuidado com as emendas. A estampa no final de uma faixa tem que se encaixar perfeitamente com o início da faixa seguinte.

7) Dar acabamento

Passe uma esponja úmida ou um pincel nas emendas, para retirar o excesso de adesivo. Se houver algum desnível no piso ou no teto, a estampa do papel de parede pode evidenciar o problema.

É bom avaliar a questão antes de escolher entre textura, estampa miúda ou irregular, ou um grafismo que precisa ser instalado com simetria perfeita. Se for uma parede que vai receber um sofá, por exemplo, algumas pequenas falhas podem não ficar visíveis.

Para saber como contornar tomadas com o papel de parede, fazer um mix com duas estampas ou acrescentar uma faixa (“border”) no meio da parede, assista ao vídeo.

 

Viu como não é tão difícil assim? Encare o desafio e depois conta o resultado pra gente!

 

 

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Ver o vídeo no YouTube
Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.