Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Dica de Arquiteta – Sua TV na parede, sem painel e sem segredo!

Dica de Arquiteta – Sua TV na parede, sem painel e sem segredo!

6 de Setembro de 2017

Hoje em dia é bem raro alguém optar por colocar a televisão apoiada em móveis. Eu diria que 8 em cada 10 pessoas que estão reformando ou construindo consideram fixar a TV na parede e esconder os fios.

O que poucos sabem é que é possível fazer essa instalação diretamente na parede de alvenaria, sem precisar de painéis de marcenaria.

Qual é a melhor opção para instalar a TV?

Para cada caso há uma solução. Se você não quiser fazer absolutamente nada de obra, será mais econômico e prático investir num painel de marcenaria pronto ou sob medida. Mas se decidir pelo trabalho de um pedreiro, certamente vai economizar optando pelo preparo da alvenaria para a passagem dos fios da televisão, economizando este item na lista do marceneiro.

O que você vai precisar para instalar a TV na alvenaria:

-       Tubo de PVC de 2” (mínimo de 50mm de diâmetro)

-       2 joelhos de PVC

-       Suporte de TV compatível com o modelo e medidas da sua televisão

-       Multimassa uso geral quartzolit para reboco e fechamento da abertura

-       Reboquit massa fina quartzolit para regularização de toda a superfície

-       Lixas Norton para acabamento

DICAS:

-       É ideal usar canos de água fria de no mínimo 2” para acomodar bem a passagem dos fios e as “cabeças” das tomadas. Um conduíte não funciona! Por ter diâmetro menor, não vai conseguir passar muitas tomadas.

-       Normalmente as construtoras entregam as tomadas baixas para ligar a televisão. Já que você vai fazer a obra de instalação, verifique a possibilidade de subir uma tomada para a TV que fique atrás dela. Dessa forma, você só usará o cano embutido para os fios de conexão dos outros aparelhos e da TV por cabo e internet. 

5 passos para a instalação:

1) Posicione a TV na altura desejada e marque as medidas dela e do suporte de fixação na alvenaria.

2) Identifique o local exato e marque na parede os pontos de entrada e saída dos fios:

A) Um deles deverá ficar bem atrás da TV, por isso é ideal você identificar em qual dos lados da sua saem os fios que deverão ser ligados na tomada e nos outros aparelhos.

B)   o outro deverá levar os fios da TV até a tomada existente e outros pontos de conexão, como o do aparelho de televisão por cabo, videogames, etc.

PS: Considere todos os aparelhos que deverão ser conectados à TV antes, e, se necessário, coloque até dois canos embutidos na parede.

3) Após identificar os pontos A e B, marque uma linha reta entre eles e compre o cano de PVC mais os joelhos para as extremidades. Certifique-se de ter quantidade suficiente para cobrir a distância entre os dois pontos uma ou duas vezes, caso opte por usar dois canos.

4) Faça a abertura na alvenaria sobre a marcação dessa linha (a distância entre os pontos A e B). Lembre-se que a largura e a profundidade dessa abertura devem permitir que o cano mais os joelhos fiquem 100% embutidos na alvenaria, assim a parede não vai ficar marcada,   mostrando que ali foi feita uma abertura e depois fechamento.

5) Use a argamassa para fazer o fechamento, espere secar e lixe. Depois passe uma camada de massa acrílica e regularize a superfície da parede de maneira que fique tudo no mesmo nível.  

TV na parede sem painel

Depois de regularizar a superfície, escolha o acabamento que desejar. Pode ser pintura, papel de parede ou algum revestimento como pedra, tijolinho, ou o que a sua criatividade mandar!

Compartilhe com a gente o resultado. Se tiver qualquer pergunta, fique à vontade para fazer. Terei prazer em ajudar.

Beijos e até o próximo post.

 

Liv Chagas é a consultora da Saint-Gobain para assuntos de arquitetura e decoração. Especialista em Design de Interiores pelo Instituto Europeo de Design (IED), a profissional está à frente da startup Plin, idealizada para tornar o serviço de arquitetura e design de interiores mais acessível e digital.

 

 

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.

Carregando... Aguarde