Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Detalhes que fazem a diferença - Parte 1: pendentes

Detalhes que fazem a diferença - Parte 1: pendentes

2 de Junho de 2017

Pontos de luz pendentes no teto podem ser usados para iluminar vários tipos de ambientes, de forma geral ou em pontos específicos, e combinam com todos os estilos, do clássico ao moderno. No nosso primeiro post da série “Detalhes que fazem a diferença”, vamos dar dicas de como usar luminárias pendentes na decoração da casa e as medidas recomendadas para cada situação.

O PENDENTE IDEAL

A escolha do pendente correto é essencial para garantir uma iluminação funcional e equilibrada. Mas antes de definir o design e o estilo da peça há três pontos importantes que devem ser considerados: o local que será iluminado, o posicionamento e a proporção do pendente em relação aos móveis que compõem o ambiente. Veja alguns exemplos:

➤ SALA DE ESTAR

Pendentes pequenos ao lado do sofá são uma ótima maneira de substituir o tradicional abajur e ainda ganhar espaço na mesa lateral da sala de estar. Todos os modelos são bem-vindos, basta escolher um que combine com a decoração. O tamanho do pendente não deve ultrapassar a largura do tampo da mesa.

Evitar: lustres e pendentes no ponto central da sala de estar podem causar sombras e ofuscamentos. Luz embutida ou plafons são mais recomendados para essa situação. 

QUARTO

A mesma regra se aplica ao quarto. Nesse caso, aproveite um ou dois lados da cabeceira da cama para pendurar as luminárias e ganhar espaço nos criados-mudos. 

➤ SALA DE JANTAR

O modelo e as medidas da mesa são o ponto de partida para acertar na iluminação da sala de jantar. Lustres e pendentes com formatos circulares são curingas, pois combinam com todos os estilos de mesa. Já os modelos com linhas mais retas caem melhor em mesas retangulares ou quadradas. 

Um lustre único no centro da mesa: indicado para aquelas com até 6 lugares. Nesse caso, o tamanho ideal é metade da largura ou do diâmetro da mesa (exemplo: 1 m de largura, pendente com 50 cm). A proporção é a mesma para uma única peça com mais lâmpadas.

Dois ou mais pendentes médios: indicado para mesas com mais de 6 lugares. Na hora de instalar, deixe um espaço livre de pelo menos 30 cm nas extremidades da mesa e posicione os pendentes de maneira uniforme ao longo dela. Nos dois casos, a altura ideal entre o tampo da mesa e os pendentes deve ser de 70 cm a 90 cm para não bloquear a visão das pessoas.]

 ➤ COZINHA

Pendentes e lâmpadas sobre ilhas e bancadas de cozinha oferecem focos de luz pontuais e direcionados que ajudam na realização das tarefas. Os modelos com estilo industrial dão um charme extra tanto em ambientes modernos quanto nos mais tradicionais. 

Um pendente grande no centro: indicado para bancadas com até 1,20 m de comprimento. Você também pode optar por uma única peça com várias lâmpadas menores. A regra para o tamanho da luminária é a mesma aplicada na sala de jantar.

 Dois ou mais pendentes menores: indicados para bancadas com mais de 1,20 m de comprimento. Essa é a opção mais usada e o efeito visual é incrível. Deixe um espaço livre nas pontas da bancada e distribua os pendentes de maneira uniforme ao centro dela. 

A altura ideal em ambos os casos deve ser entre 76 cm e 90 cm da bancada até o pendente para não atrapalhar o trabalho ou ofuscar a visão.

BANHEIRO 

Duas luminárias pequenas ao lado do espelho podem fazer toda a diferença no visual e na funcionalidade do banheiro. A instalação de dimmers no lugar de interruptores ajuda a controlar a intensidade da luz e deixa o ambiente mais aconchegante.

Que tal nossas dicas sobre iluminação com pendentes? Nos próximos posts da série falaremos sobre almofadas, quadros e outros detalhes que dão mais personalidade a sua casa. Inspire-se com nossas dicas e decore com criatividade. ;)

 

 

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Ver o vídeo no YouTube
Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.