Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Cozinha americana ou fechada: escolha a sua!

Cozinha americana ou fechada: escolha a sua!

31 de Agosto de 2018

Quem nunca sonhou em ter uma cozinha americana? Ela é moderna, integrada à dinâmica da casa e, claro, um convite a reuniões animadas com a família e amigos. Mas não descarte ainda a cozinha tradicional fechada, pois muitas vezes ela é mais indicada para a sua rotina. Confira a seguir as vantagens e desvantagens de cada uma e decida qual o melhor formato para você.

Cozinha Americana

Aberta para a sala, a cozinha americana não tem paredes que isolam quem está cozinhando. Mas além da integração entre os cômodos, esse tipo de arranjo funciona muito bem em casas e apartamentos pequenos, porque o espaço mais aberto traz uma sensação de amplitude e conforto que os imóveis novos foram perdendo em razão do tamanho da planta.

Além disso, um balcão pode ser adicionado à decoração, separando a cozinha da sala, oferecendo mais versatilidade para o layout, servindo de apoio para as refeições, como bar para reunir os amigos, além de área de trabalho durante as produções culinárias. Ele pode ter a altura padrão de uma mesa (75 cm) ou de balcão (1 m).

Outro ponto a ser considerado é a iluminação. Sem as paredes, a cozinha acaba recebendo a luz natural que vem da janela da sala durante o dia. Já para as situações com menos iluminação, a dica é usar pontos de luz sobre a bancada, pois as luzes básicas da sala e da cozinha podem ser insuficientes para iluminar adequadamente a área de manuseio de alimentos.

Cozinha Tradicional (Fechada)

Uma das vantagens da cozinha tradicional é uma certa liberdade para decorar, porque é um ambiente à parte. E por ter paredes, haverá mais espaço para instalar armários e prateleiras que acomodem os utensílios e eletrodomésticos. Isso pode compensar o isolamento dos cozinheiros durante reuniões. Mas também nesse caso a iluminação deve ser bem pensada para evitar a sensação de claustrofobia, com luzes pontuais principalmente nas áreas de preparo.

A questão dos cheiros e da gordura a cozinha fechada leva uma grande vantagem, nela há mais liberdade para cozinhar. Mas nos dois casos recomenda-se instalar uma coifa ou depurador de ar.

Com base nessas ideias, planeje a sua cozinha com cuidado e, se optar pela americana, certifique-se de contar com a ajuda de um profissional que possa fornecer um laudo para garantir que a estrutura do imóvel suporte a retirada de paredes. Se for um apartamento, a legislação exige o laudo, que deve ser entregue ao síndico ou à administração do condomínio.

 

Categoria Obra sem dor: 

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.

Carregando... Aguarde