Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Como montar um cronograma de obra

Como montar um cronograma de obra

2 de Junho de 2017

Você não vê a hora de começar a sua obra? Então este é o momento de montar um cronograma.

O ideal é sempre (quem acompanha nosso blog já aprendeu essa lição) saber tudo o que pretende realizar na sua obra para alcançar o resultado desejado. Com isso, você conseguirá compreender as etapas da sua obra. São elas que definem o cronograma e variam muito de um projeto para outro.

É importante consultar os prazos de entrega e de execução de cada fornecedor e prestador de serviço para montar uma planilha com o calendário das atividades e os materiais necessários.

Isso vai te ajudar em muita coisa: acompanhar melhor a obra, programar sua vida pessoal caso tenha outros planos nesse período ou depois, entender as etapas, poder cobrar se algo sair do previsto, calcular e otimizar os custos etc. 

Confira algumas dicas para montar uma planilha super eficiente:

 

Monte a sua planilha

Liste (de preferência, com alguma ordem cronológica) as etapas identificadas. Todas ou o máximo que você conseguir prever numa coluna vertical.

Nas colunas seguintes, reserve duas colunas para identificar o início e conclusão de cada etapa.

Depois dessa informação, organize sua tabela por dias, semanas e meses (veja o exemplo).

É sempre bom destacar o resumo das atividades por semana para te ajudar na consulta dia a dia do que precisará ser feito.

 

Antecipe “gargalos”

Chamamos de “gargalos” aquelas etapas que podem travar o andamento da obra, que têm prazos mais rígidos. Marcenaria, por exemplo, tende a ser um gargalo em obras mais completas, visto que o volume de produção é grande e, por isso, o prazo de fabricação e entrega normalmente é longo. Sua obra pode ter várias etapas “gargalo”. Identifique prazos mais rígidos de entrega e se comprometa com eles. Desenvolva seu cronograma com tudo que deve acontecer antes e depois dessa etapa, para que toda a obra flua bem, sem que os prazos mais rigorosos sejam um problema.

 

Veja esse modelo de cronograma simples e muito funcional:

 

Defina prazos e períodos de tempo

Converse com os profissionais envolvidos e defina um calendário. Pergunte quanto tempo será preciso para cada etapa e ponha as datas no papel. Para facilitar a visualização, você pode até seguir o exemplo acima e pintar os quadrados, separando diferentes cores para cada etapa macro da obra. Vai ser ótimo ter uma visão geral do período de cada fase e poder, inclusive, ajustar melhor o tempo quando for necessário.

 

Benefícios mil!

Algumas pessoas não gostam muito dessa parte, mas elaborar uma planilha vai facilitar tanto a sua vida que você vai acabar consultando o arquivo todos os dias.

Com um cronograma bem elaborado, é possível acompanhar prazos, programar as datas de compra, ter noção total dos seus gastos, gerenciar a mão de obra, além de evitar prejuízos e conflitos durante a sua tão sonhada reforma ou construção. Tente aplicar nossas dicas e veja o quanto vale a pena!

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Ver o vídeo no YouTube
Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.