Como montar um cronograma de obra



Você não vê a hora de começar a sua obra? Então este é o momento de montar um cronograma.
O ideal é sempre (quem acompanha nosso blog já aprendeu essa lição) saber tudo o que pretende realizar na sua obra para alcançar o resultado desejado. Com isso, você conseguirá compreender as etapas da sua obra. São elas que definem o cronograma e variam muito de um projeto para outro.
É importante consultar os prazos de entrega e de execução de cada fornecedor e prestador de serviço para montar uma planilha com o calendário das atividades e os materiais necessários.
Isso vai te ajudar em muita coisa: acompanhar melhor a obra, programar sua vida pessoal caso tenha outros planos nesse período ou depois, entender as etapas, poder cobrar se algo sair do previsto, calcular e otimizar os custos etc.
Confira algumas dicas para montar uma planilha super eficiente:
Monte a sua planilha
Liste (de preferência, com alguma ordem cronológica) as etapas identificadas. Todas ou o máximo que você conseguir prever numa coluna vertical.
Nas colunas seguintes, reserve duas colunas para identificar o início e conclusão de cada etapa.
Depois dessa informação, organize sua tabela por dias, semanas e meses (veja o exemplo).
É sempre bom destacar o resumo das atividades por semana para te ajudar na consulta dia a dia do que precisará ser feito.
Antecipe “gargalos”
Chamamos de “gargalos” aquelas etapas que podem travar o andamento da obra, que têm prazos mais rígidos. Marcenaria, por exemplo, tende a ser um gargalo em obras mais completas, visto que o volume de produção é grande e, por isso, o prazo de fabricação e entrega normalmente é longo. Sua obra pode ter várias etapas “gargalo”. Identifique prazos mais rígidos de entrega e se comprometa com eles. Desenvolva seu cronograma com tudo que deve acontecer antes e depois dessa etapa, para que toda a obra flua bem, sem que os prazos mais rigorosos sejam um problema.
Veja esse modelo de cronograma simples e muito funcional:
Defina prazos e períodos de tempo
Converse com os profissionais envolvidos e defina um calendário. Pergunte quanto tempo será preciso para cada etapa e ponha as datas no papel. Para facilitar a visualização, você pode até seguir o exemplo acima e pintar os quadrados, separando diferentes cores para cada etapa macro da obra. Vai ser ótimo ter uma visão geral do período de cada fase e poder, inclusive, ajustar melhor o tempo quando for necessário.
Benefícios mil!
Algumas pessoas não gostam muito dessa parte, mas elaborar uma planilha vai facilitar tanto a sua vida que você vai acabar consultando o arquivo todos os dias.
Com um cronograma bem elaborado, é possível acompanhar prazos, programar as datas de compra, ter noção total dos seus gastos, gerenciar a mão de obra, além de evitar prejuízos e conflitos durante a sua tão sonhada reforma ou construção. Tente aplicar nossas dicas e veja o quanto vale a pena!