Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Como fazer a medição de obra, veja nossas dicas

Como fazer a medição de obra, veja nossas dicas

14 de Agosto de 2018

Para ter uma obra sem dor é necessário um bom planejamento, todo mundo sabe disso! Além de ter tudo bem registrado em planilhas, equilibrar prazos e orçamento, o trabalho deve estar baseado em uma etapa técnica muito importante e que acontece no começo de tudo: a medição de obra.

Para isso a tecnologia é uma grande aliada, e mesmo que você não tenha muita experiência vai poder contar com aplicativos que ajudam a criar plantas baixas digitais e  conhecer as /dimensões dos ambientes, como o 3D Casa Planta, 3D em Casa Plano Piso Designs e o RoomScan. Basta acionar a câmera do smartphone e medir qualquer extensão! São ótimas ferramentas para tornar mais concreto e compreensível o que ainda está na sua imaginação.

 

No momento da obra, no entanto, se você não conta com a experiência de profissionais para conferir a medição da maneira mais convencional, vejam aqui algumas dicas:

●o critério mais usado para se anotar as dimensões de um cômodo é: comprimento x largura x altura. Procure sempre fazer todos os registros na mesma ordem;

●descobrir a quantidade de metros quadrados de um cômodo é simples: multiplique a medida da largura pela medida do comprimento; para saber os metros quadrados de uma parede, multiplique a largura pela altura. Para obter o metro cúbico, multiplique comprimento x largura x altura. Já para descobrir a quantidade de metros lineares – para calcular rodapés, por exemplo – basta somar a medida da largura de todas as paredes;Caso não seja possível obter uma área com precisão, trabalhe com as medidas aproximadas. Isso não funciona para o caso de armários, por exemplo, em que elas precisam ser exatas;

●o cálculo de pisos, revestimentos e tintas exige medidas de obra específicas. Um bom recurso para cada caso é a calculadora Telhanorte, que faz a estimativa dos materiais para a área certa.

●confira a posição de todas as tomadas, dos pontos de TV e telefone, internet, arandelas e tudo que envolva a passagem de fios por dentro das paredes, para não ter que rasgá-las mais tarde;

●crie uma planilha de medição de obra dividida em cômodos e anote as dimensões de cada um deles. Assim, conseguirá manter todos os parâmetros bem organizados e não se perderá em meio a tantos números!

Com um pouco de paciência você logo vai se familiarizar com o assunto. Comece logo a sonhar com seu projeto e boa obra!

 

 

Categoria Obra sem dor: 

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.

Carregando... Aguarde