Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Como escolher a cortina certa para o quarto

Como escolher a cortina certa para o quarto

21 de Agosto de 2017

Escolher a melhor opção de cortina para o quarto é um grande desafio, mas não precisa ser uma dor de cabeça. As dicas abaixo vão te ajudar a identificar qual o estilo e o tipo de tecido certos para o seu ambiente.

Passo 1: a medida da janela

O primeiro passo para instalar a cortina é medir a largura e altura da janela. Quando for comprar o varão ou o trilho para pendurá-la, considere uma folga de uns 20 cm para cada lado. Essa folga também vai ser importante na compra do tecido! 

Atenção: na instalação do suporte, é importante manter uma distância de pelo menos 10 cm do batente superior da janela.

Passo 2: varão ou trilho?

A escolha do suporte da cortina para o quarto vai depender do estilo da decoração e das limitações que seu cômodo apresenta. Se optar pelo trilho, o ideal é que haja na parte superior algum tipo de acabamento de gesso ou madeira onde ele possa ser embutido.

No caso do varão, deixe-o à mostra e combine com os móveis do ambiente. Escolha entre cores neutras, acabamentos de madeira ou metal.

Passo 3: altura da cortina

Geralmente a cortina vai do teto até o chão, o que dá a impressão de um ambiente mais alto e aconchegante. Para dar melhor caída ao tecido, deixe 1 ou 2 cm a mais no comprimento. 

Passo 4: definindo o tipo de cortina

Para definir o estilo da cortina é preciso entender primeiro quais são as necessidades do espaço. Se o seu objetivo for impedir a entrada de luz no quarto, por exemplo, opte por persianas ou tecidos blackout.

As persianas finas são mais trabalhosas na hora da limpeza, mas muito eficientes no controle da luminosidade, além de terem um bom preço, dependendo do material. Pese os prós e contras.

Agora, se você pretende apenas filtrar a luz, aposte em tecidos mais leves, como voil ou shantung. Eles são mais fáceis de lavar mas podem não durar muito tempo em janelas que ficam sempre abertas e recebem muito pó. 

Se a incidência de sol é grande, prefira os tecidos claros, pois desbotam menos. E se a vontade for trazer um colorido a mais para o cômodo, opte pela sarja, mais encorpada e com muitas cores e estampas.

O seu sonho sempre foi ter uma cortina luxuosa? Então procure opções de linho ou seda. Elas são geralmente mais caras, mas o efeito final é muito elegante. Aproveite liquidações de tecidos de decoração para garimpar bons preços.

As cortinas adicionam cor, estilo e aconchego aos cômodos da casa. Por isso sua escolha é tão importante. Entender o seu propósito no ambiente te ajuda a tomar a decisão certa!

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.

Carregando... Aguarde