Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Como economizar água com produtos inteligentes

Como economizar água com produtos inteligentes

20 de Outubro de 2017

Desde que a crise hídrica bateu à nossa porta, soluções de redução do consumo de água não param de surgir. Felizmente! Ainda mais quando se pensa no gasto de água durante uma  reforma ou construção, e nas tarefas rotineiras de uma casa, que tanto gastam. Se você também tem consciência dessa realidade e quer saber como economizar água na obra e no cotidiano, adote os produtos e métodos a seguir.

1. Metais econômicos

Além do famoso hidrômetro, que informa em tempo real o volume de água gasto no dia a dia para seu controle, alguns dispositivos, como as conhecidas torneiras com fechamento automático, oferecem ótimas soluções para se economizar. 

É possível encontrar no mercado metais sanitários feitos para proporcionar uma considerável economia de água. Isso graças a uma válvula chamada de redutor de vazão, que vem acoplada à peça, ou que pode ser comprada separadamente para uma instalação fácil em chuveiros e torneiras.

Economizar água com torneiras

Você sabia que acionar a descarga por apenas 6 segundos pode desperdiçar até 18 litros de água? Para evitar tanto gasto assim, as descargas com duplo acionamento também são bastante indicadas, já que conseguem reduzir a conta de água em até 60%. Enquanto um botão leva embora os resíduos líquidos, outro funciona exclusivamente para os sólidos.

2. Dispositivo economizador

Essa também está entre as formas de economizar que mais oferecem uma boa relação custo/benefício. Usado somente em torneiras ou misturadores, o equipamento controla a vazão por meio de um parafuso de regulagem, super simples de instalar. Com ele, a redução do consumo para uma conta de água menor pode chegar aos 70%.

3. Vaso sanitário com caixa acoplada

Ao invés de uma válvula, como ocorre com as descargas convencionais, as bacias com caixa acoplada, que podem ser encontradas na Telhanorte, são mais modernas, práticas e podem ter ou não botão de acionamento duplo. Mas como não desperdiçar água com um vaso desses? Ele possibilita escolher o volume hídrico usado a cada descarga e usar água reaproveitada.

Economia vaso sanitário

4. Como economizar água na limpeza?

Para desafogar o bolso com a limpeza de casa, adote métodos e utensílios funcionais e eficientes. As lavadoras de alta pressão, por exemplo, economizam por sua baixa vazão e menos tempo de uso quando comparadas a uma mangueira usual. O spray mop é outra solução, por seus jatos direcionados e uma base eficaz de microfibra.

Economia de água na limpeza

5. Aditivo para concreto

Seja para reformar ou construir do zero, os aditivos para concreto diminuem o consumo de água na preparação da massa e ainda a torna mais maleável para o trabalho, já que aumenta a sua plasticidade. O ideal é incorporar o aditivo ao cimento pouco a pouco e em pequenas quantidades para que não ocorram alterações materiais no concreto.

Aditivo concreto

Além de nossas dicas para economizar água, lembre-se de que o uso consciente desse bem vital ainda inclui banhos mais rápidos, o conserto de vazamentos e o reaproveitamento da água de chuva e da máquina de lavar, igualmente úteis e indispensáveis. Por isso, vale a pena repensar suas atitudes diárias!

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.

Carregando... Aguarde