CASACOR SP 2017: texturas na decoração de todos os ambientes



Variar nos tipos de texturas na decoração e utilizar materiais que reproduzam a estética de outros é uma das apostas para o design de interiores deste ano.
A arquiteta Denise Barretto apresentou na CASACOR São Paulo 2017 revestimentos de tijolo, pedra e madeira. As mesas, que imitavam "pedras", eram na verdade de madeira petrificada.
Para acertar na mistura de texturas, é necessário atentar também para a harmonia de cores e estampas.
A técnica pode ser aplicada tanto no material do móvel confeccionado, quanto nas estampas utilizadas. O importante é que haja pelo menos uma característica harmoniosa no ambiente, como cores de tons semelhantes.
Veja abaixo algumas dicas de como empregar essa tendência na decoração:
1) Contrastes
No espaço projetado por Denise na CASACOR, a harmonia e a diferença se alinhavam quando os tijolos se opunham aos tons frios de cinza em piso cerâmico, tapetes em lã e seda, estofados em linho e almofadas em camurça.
2) Conforto e acolhimento
O design de interiores que mistura textura e estampa pode trazer a sensação de acolhimento e pertencimento. "A grande ideia por trás desta especificação de acabamentos é mexer com os sentidos. Asseguradamente, esta mescla de texturas na decoração provoca uma riqueza de informações agradáveis à percepção, com resultado final em sensação de aconchego", explica Denise.
3) Materiais acessíveis
A arquiteta também afirma que existem belíssimos materiais com todos tipos de preços. "O projeto deve nascer como um todo, conhecendo o horizonte de custos em que está inserido. Desta forma, o arquiteto cria a especificação juntamente com a solução arquitetônica".
Sobre o que levar em consideração na hora de usar diferentes tipos de textura, Denise comenta que o importante é ser criativo. "Não há uma regra. Veja o que quer exprimir e busque os materiais para isso".