Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Ar condicionado: dicas para escolher o melhor modelo

Ar condicionado: dicas para escolher o melhor modelo

28 de Dezembro de 2017

Hoje existem diversos modelos de ar condicionado, indicados para diferentes situações e espaços. Você conhece as diferenças? Veja a seguir as características dos principais e saiba escolher antes de comprar.

Ar condicionado de janela

O primeiro modelo que apareceu no mercado foi o ar condicionado de janela. Ele não traz muita tecnologia e conta com uma menor capacidade de refrigeração, sendo ideal apenas para ambientes pequenos, como o quarto, por exemplo.

Sua  maior vantagem é o preço, mas a instalação exige a aquisição de um suporte, em geral feito sob medida. Se for colocado na parede, será preciso abrir o buraco no tamanho necessário e depois de instalado, fazer o acabamento por dentro e por fora.

Ar condicionado split

Mais moderno do que o anterior, o ar condicionado split é composto por 2 partes: a evaporadora (instalada dentro do cômodo) e a condensadora (instalada na parte externa, responsável por esfriar o ar).

O grande benefício que esse modelo traz é a maior capacidade de refrigeração, além da redução do ruído interno produzido pela condensadora. Por isso, é perfeito tanto para cômodos pequenos quanto espaços maiores, dependendo da capacidade escolhida. É possível também encontrar splits com tecnologia que garanta menor consumo de energia.

Contudo, a instalação de ar condicionado desse tipo requer rasgar paredes para inserir a tubulação do aparelho até o ambiente desejado. 

Um bom projeto de refrigeração pode otimizar os custos com a instalação de uma condensadora mais potente e vários evaporadores em ambientes diferentes. Esse tipo de solução é ideal se tiver sido pensada já no momento da construção.

Ar condicionado portátil

O próprio nome já revela sua principal vantagem: o condicionador de ar portátil pode ser levado para onde você quiser. A única limitação é que deve ser colocado próximo a uma janela, para que o tubo extensor possa ser instalado numa janela ou porta, para fazer a troca de ar entre o ambiente interno e o externo. 

Apesar da mobilidade e praticidade, já que você não precisa fazer nenhuma reforma para utilizá-lo, a capacidade de refrigeração é bem menor do que os modelos anteriores, além de produzir mais ruído.

No entanto, essa acaba sendo uma opção viável para imóveis alugados e locais onde não é permitido alterar a estrutura da edificação, ou em que a infraestrutura elétrica não tenha capacidade para outros modelos.

É essencial saber que o ar condicionado portátil não é igual a um climatizador de ar, visto que esse último consiste em uma espécie de ventilador com um reservatório de água que auxilia na redução de temperatura ambiente em alguns graus.

Apesar da sua capacidade ser bem menor em relação a um ar condicionado split, por exemplo, o climatizador de ar é uma variação mais ecológica e econômica.

Descubra a potencial ideal

A potência de refrigeração proporcionada pelo ar condicionado é medida em BTUs (British Thermal Unit), Unidade Térmica Britânica, em tradução livre.

A área, em metros quadrados, é diretamente relacionada à quantidade de BTUs que o aparelho que você escolheu precisa ter. Por conta disso, quanto maior for o espaço que você deseja refrigerar, mais BTUs o aparelho precisa ter.

Para saber se o equipamento escolhido vai ser suficiente para o local desejado, basta somar 600 a cada metro quadrado do ambiente, mais 600 por pessoa que estará no local, mais 600 por aparelho que irradiar calor (como geladeira, fogão, televisão, etc) e mais 800 caso o espaço sofra com exposição da luz solar.

Cuidados necessários

Para que o seu ar condicionado possa ser útil por mais tempo e não provoque doenças respiratórias, por exemplo, por conta de um filtro sujo, é fundamental contratar uma empresa para realizar o serviço de limpeza e manutenção periódicas.

Não faça isso por sua conta, pois é preciso equipamento especial para garantir a qualidade do serviço sem danificar a aparelhagem, e a saúde de todos. 

Já sabe qual ar condicionado é o melhor para você? Se ainda ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que nós vamos te ajudar!

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.

Carregando... Aguarde