Aquecedor de água: suas vantagens e diferentes versões



Não é de hoje que o aquecedor de água tem sido adotado, principalmente em apartamentos novos, graças aos seus benefícios. Usado para distribuir água quente para diferentes pontos do imóvel, é encontrado em diversos modelos, sendo uma excelente alternativa aos chuveiros elétricos.
Se você está em busca de informações sobre qual tipo de aquecedor é o mais indicado para o seu caso, confira as dicas a seguir e elimine suas dúvidas de uma vez por todas!
Os tipos de aquecedor de água e suas indicações
Garantir água quentinha para além do banheiro é apenas um dos ganhos do aquecedor. Ele é um item bem versátil e tem muitas aplicações diferentes e vantagens específicas:
- Aquecedor de água a gás: considerado o de melhor performance, apresenta duas versões: GN (gás natural, de rua) ou GLP (gás liquefeito de petróleo, vindo do botijão). O aquecedor a gás também existe nos modelos instantâneo (também chamado “de passagem”) e por acumulação.
Aquecedores a gás de passagem são menores e oferecem maior autonomia na oferta de água quente, mas não aceitam que dois ambientes o utilizem simultaneamente. Já o aquecedor por acumulação pode ser usado em vários pontos ao mesmo tempo, além de não exigir uma pressão de água alta. No entanto, são grandes e tomam mais espaço.
- Aquecedor de água elétrico: seu modelo de passagem é perfeito para quem pensa em economizar e não quer fazer reforma, uma vez que não exige tubulação embutida e pode ser ligado diretamente no chuveiro ou na torneira.
- Aquecedor solar: é uma tendência por seu caráter sustentável, e deve ser instalado no telhado, pois exige exposição à luz do sol. Seu custo de instalação é alto, no entanto, é a opção de aquecedor de água que menos impacto causa na conta de luz , já que a energia do sol é gratuita e renovável.
Cuidados necessários
Independentemente do aquecedor de água escolhido, sua instalação deve ser feita por um profissional ou uma empresa especializada. Além de aptos a realizarem uma montagem segura, trabalham de acordo com leis e normas próprias.
Antes de instalar o equipamento, calcule quantos pontos deverão receber a água aquecida. Se ele for do tipo a gás, é importante se certificar se o tipo fornecido no condomínio é GN ou GLP, e qual é o sistema de exaustão: forçado, de fluxo balanceado ou natural.
E então, preparado para escolher e curtir todos os benefícios de um aquecedor de água? Conte qual modelo é o seu favorito e quais foram seus principais ganhos!