Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Aquecedor de água: suas vantagens e diferentes versões

Aquecedor de água: suas vantagens e diferentes versões

1 de Setembro de 2017

Não é de hoje que o aquecedor de água tem sido adotado, principalmente em apartamentos novos, graças aos seus benefícios. Usado para distribuir água quente para diferentes pontos do imóvel, é encontrado em diversos modelos, sendo uma excelente alternativa aos chuveiros elétricos.

Se você está em busca de informações sobre qual tipo de aquecedor é o mais indicado para o seu caso, confira as dicas a seguir e elimine suas dúvidas de uma vez por todas!

Os tipos de aquecedor de água e suas indicações

Garantir água quentinha para além do banheiro é apenas um dos ganhos do aquecedor. Ele é um item bem versátil e tem muitas aplicações  diferentes e vantagens específicas:

- Aquecedor de água a gás: considerado o de melhor performance, apresenta duas versões: GN (gás natural, de rua) ou GLP (gás liquefeito de petróleo, vindo do botijão). O aquecedor a gás também existe nos modelos instantâneo (também chamado “de passagem”) e por acumulação.

Aquecedores a gás de passagem são menores e oferecem maior autonomia na oferta de água quente, mas não aceitam que dois ambientes o utilizem simultaneamente. Já o aquecedor por acumulação pode ser usado em vários pontos ao mesmo tempo, além de não exigir uma pressão de água alta. No entanto, são grandes e tomam mais espaço.

- Aquecedor de água elétrico: seu modelo de passagem é perfeito para quem pensa em economizar e não quer fazer reforma, uma vez que não exige tubulação embutida e pode ser ligado diretamente no chuveiro ou na torneira.

Assim como a versão a gás, a elétrica também existe em dois padrões: por acumulação ou com boilers. O aquecimento ocorre dentro de um cilindro e atende a mais de um ponto. Seu ponto positivo está no fato de aceitar a instalação de um timer, capaz de programar o acionamento do aparelho somente quando ele for usado.

- Aquecedor solar: é uma tendência por seu caráter sustentável, e deve ser instalado no telhado, pois exige exposição à luz do sol. Seu custo de instalação é alto, no entanto, é a opção de aquecedor de água que menos impacto causa na conta de luz , já que a energia do sol é gratuita e renovável.

Para ter um aquecimento permanente, mesmo em períodos de baixa incidência do sol, utilize o aquecedor de água solar em conjunto com o modelo a gás. Assim, em dias frios como os que têm feito, vocês garantirão um banho com mais conforto e economia!

Cuidados necessários

Independentemente do aquecedor de água escolhido, sua instalação deve ser feita por um profissional ou uma empresa especializada. Além de aptos a realizarem uma montagem segura, trabalham de acordo com leis e normas próprias.

Antes de instalar o equipamento, calcule quantos pontos deverão receber a água aquecida. Se ele for do tipo a gás, é importante se certificar se o tipo fornecido no condomínio é GN ou GLP, e qual é o sistema de exaustão: forçado, de fluxo balanceado ou natural.

E então, preparado para escolher e curtir todos os benefícios de um aquecedor de água? Conte qual modelo é o seu favorito e quais foram seus principais ganhos!

 

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.

Carregando... Aguarde