Apartamento alugado: transforme sem quebra-quebra



Imagine transformar os ambientes do seu lar sem quebrar paredes e pisos. Sem sujeira, pó ou barulho. Imaginou? Então conheça as soluções de decoração para apartamentos que reunimos aqui, usando um projeto real!
ANTES DE COMEÇAR
Camila Toledo, designer de interiores da Plin, uma plataforma online que conecta o profissional ideal a cada tipo de cliente, desenvolveu um projeto que ajudou o casal Marina e Pedro a imprimir identidade ao apartamento recém-alugado, e que não podia passar por grandes modificações. "Para começar, fizemos um roteiro baseado na rotina diária do casal e listamos as necessidades de cada cômodo da casa”, explicou. Segundo ela, foi necessário criar ambientes funcionais e pensar em alternativas que coubessem no orçamento.
SALA MULTIUSO
A designer conta que, mesmo o apartamento sendo pequeno, foi possível criar no cômodo principal quatro ambientes diferentes: hall de entrada, sala de estar e TV, sala de jantar e balcão com banquetas. Tudo isso, por conta da escolha de móveis modulares que ocupam pouco espaço e são facilmente adaptados.
A TV foi instalada na parede, em frente a um painel de madeira, o que também economiza espaço e evita quebrar a parede para a instalação elétrica.
QUARTO
No quarto do casal, a solução que Camila encontrou para dar a impressão de amplitude à parede estreita foi instalar uma cabeceira de madeira que ocupa toda a largura da cama, com criados-mudos e arandelas laterais que acrescentam focos de luz pontuais. Aliás, investir em uma cabeceira como essa é uma ótima saída para quem quer otimizar o espaço e evitar a quebra da parede para a instalação de conduítes.
COZINHA E SALA DE JANTAR
A sala de jantar do casal ganhou vida com a mesa de quatro posições para o dia a dia, que permite livre circulação, mas que pode ser estendida para acomodar convidados.
Além de sugerir móveis como este, Camila indica pequenas intervenções. Investir em uma boa iluminação e caprichar na escolha dos móveis e utensílios que ficam à mostra é a dica da designer para quem tem restrições à reforma. “Cantinhos especiais, como um lugar para a cafeteira e biscoitos, ou uma parede com as hortaliças agregam personalidade à sua cozinha, além de deixá-la mais organizada.”
Se você quer transformar o seu apartamento sem quebra-quebra, é importante se planejar, alerta a designer. “O ideal é realizar o projeto de interior aos poucos. Saiba primeiro quais são as reais necessidades da casa. Crie ambientes bem pensados e priorize o design e a funcionalidade. Não adianta colocar um papel de parede bonito ou tijolinhos na parede errada, ou comprar objetos com desenho moderno, mas sem utilidade. O segredo é equilibrar estética e função para a casa parecer sua.”
Quer mais dicas sobre como decorar com pouco? Então veja os nossos textos sobre salas, salas de jantar e quartos!