10 passos para ter uma obra feliz



Se você perguntar para qualquer amigo, vizinho ou familiar que recentemente passou por uma obra, como tudo aconteceu e se correu tudo bem, certamente, a resposta será: um transtorno, pois raramente as pessoas falam que deu tudo certo e transcorreu no prazo combinado.
Sim, é possível ter uma obra feliz! Como? Planejando. Os transtornos são causados pela falta de planejamento. Geralmente, começarmos com o que queremos de materiais, móveis e cores já é um bom passo. Mas, você precisa saber muito mais.
Hoje, vamos dar dicas preciosas para se planejar e ter o controle da obra em suas mãos.
- 1. Antes de ir às compras e iniciar a obra, defina todos (ou o máximo que conseguir) os profissionais, mão de obra e fornecedores que irão trabalhar na sua obra.
- 2. Certifique-se de que cada prestador de serviço conheça o local antes da obra e entenda o que ele precisará fazer antes de fecharem um acordo.
- 3. Entenda, a cada contratação de serviço, qual etapa deve acontecer antes e qual deve acontecer depois. Os bons profissionais gostam de ser questionados porque percebem que você está trabalhando junto, para fazer a obra fluir bem. Quem trabalha em obra detesta ser obrigado a ter que interromper seu serviço tanto quanto o contratante.
- 4. A cada contratação de serviço e compra de material, pergunte os prazos de entrega.
- 5. Organize numa planilha as datas de entrega e o tempo de execução de cada etapa.
- 6. Acompanhe de perto o cumprimento das entregas nos prazos combinados. Evite deixar faltar material ou frente de trabalho para a mão de obra, esse é o primeiro passo para ver sua obra desacelerar.
- 7. É comum ver a obra interromper porque um prestador de serviço precisa aguardar o início ou conclusão de outra etapa. Por isso, esteja por dentro de todos os prazos e monte seu cronograma, como sugerido nos itens 4. 5 e 6.
- 8. Esteja preparado para organizar o fluxo de entulho que será gerado. Essa é uma parte importante que poucos lembram de planejar. Saiba onde deverá ser dispensado o seu entulho e, no caso de contratação de caçamba, inclua este valor e prazo no seu cronograma. Veja com seu pedreiro a melhor hora para contratar a caçamba.
- 9. O combinado não sai caro! Se você e seu pedreiro combinarem etapas, prazos e valores com antecedência. Você poderá adotar uma postura mais amigável de cobrança e acompanhar com mais tranquilidade a obra. Pedreiros e todas as especialidades de mão de obra executam algo idealizado. Eles precisam de alguém que orquestre cada serviço complementar ao deles.
Difícil é querer uma obra feliz e tranquila sem planejamento e sem bom relacionamento com todos os envolvidos. Uma casa feliz começa desde a obra.
Comece a formar seu time de obra, escolher seus acabamentos e fazer seu cronograma.
Depois disso, mãos à obra! E volte aqui para nos contar a sua experiência. ;)