As novas formas de trabalho e os impactos nas relações humanas

Confira a entrevista abaixo.

Para falar sobre esse tema, trazemos contribuições da Adriana Rillo, Vice-Presidente Latam de RH da Saint-Gobain, encerrando um ciclo de reflexões inspiradas em nosso propósito Making The World a Better Home.

1) Qual será o papel das relações humanas no ambiente de trabalho do futuro?

Aspectos como colaboração, criatividade e capacidade de inovar, serão demandados cada vez mais nas relações humanas no trabalho, principalmente em função das novas formas de interação e diferentes configurações do conceito de trabalho.

Na Saint-Gobain, trabalhamos na transformação da cultura e das formas de trabalho, com foco em um ambiente de confiança, que proporcione a colaboração e o empoderamento de cada colaborador. Essas três palavras-chave estão completamente alinhadas com as atitudes disseminadas pelo Grupo no mundo todo, bem como com nosso propósito de fazer o mundo um lugar melhor para se viver. Elas incentivam e guiam cada um de nós a agir como pessoas empreendedoras e protagonistas de suas jornadas, que inovam, que são ágeis, abertas e próximas aos clientes.

2) Como o propósito da organização contribui para a construção do futuro?

De modo geral, as relações humanas no trabalho determinam o clima organizacional da empresa e, quando são guiadas por um propósito que os unem, é possível que essa jornada seja mais colaborativa e motivadora. Ter um propósito claro, sustentado por valores que guiam todos na organização rumo a uma mesma direção, é fundamental para colocarmos nossa missão em prática.

3) Como manter o equilíbrio das equipes na execução das atividades diante de cenários tão desafiadores?

Muito se tem aprendido nestes últimos meses: as tecnologias, que já eram essenciais anteriormente, evoluíram em tempo recorde e possibilitaram que novas ideias e soluções fossem arriscadas e tivessem sucesso. E novas dinâmicas de trabalho têm avançado bastante nesse sentido. É crucial a busca contínua por mais equilíbrio, permitindo que diferentes formas de realizar tarefas e resolver problemas sejam incorporadas como novos hábitos e se tornem nossas aliadas no dia a dia.

Acredito que para uma boa rotina de trabalho, tanto no ambiente virtual como no presencial, a colaboração, a atenção plena, no aqui e agora, a empatia, em que cada um pode se “permitir colocar-se no lugar do outro”, sejam fundamentais para uma jornada de trabalho mais produtiva e gratificante.

Nesse momento transformador, o protagonismo de cada um de nós e atuação com autonomia e confiança, fazem uma enorme diferença. Hoje, mais do nunca, aprendemos a ter flexibilidade para se adaptar ao novo. E isso só foi possível porque de fato somos inspirados, todos os dias, pelo nosso propósito, que nos guia para um futuro sustentável.

 

Carregando... Aguarde