Nossa História

Os 350 anos de história da Saint-Gobain têm sido um filme contínuo de inovação e evolução, o que demonstra que a indústria é movimento.

Nossa história - Saint-Gobain. Século xvii

SÉC. XVII

Da manufatura real à indústria

Fundada durante o reinado de Louis XIV, a Manufatura Real de Vidros desenvolveu um procedimento revolucionário que envolveu o derramamento de vidro sobre uma mesa de metal. Abriu sua principal unidade de produção em um pequeno vilarejo, na parte nordeste da França, da qual se originou seu nome: Saint-Gobain.

Saint-Gobain 1665

Data-chave

Em outubro de 1665, Louis XIV assinou a Carta Patente criando oficialmente a Manufatura Real de Vidros, em Paris, uma das 25 fábricas reais fundadas naquele ano.

Manufatura Real de Vidros Saint-Gobain

SÉC. XVIII

Período de prosperidade e desenvolvimento

Os trabalhos em espelho não se beneficiaram apenas dos pedidos reais, mas, principalmente, a partir da crescente popularidade dos espelhos entre a população geral. Isso e seu monopólio na fabricação de vidros espelhados ajudaram a garantir a prosperidade da Manufatura.

Vidros espelhados. Século XVIII

SÉC. XIX

Progressão do mercado de vidros

Confrontada pelo surgimento de uma forte concorrência internacional, a Saint-Gobain desenvolveu uma grande empresa química que apoiou a expansão de obras de vidro fora da França. O vidro estava se tornando um material de construção em si com o crescimento da arquitetura que combina o aço e o vidro para grandes edifícios públicos, como estações ferroviárias, centros de exposições, estufas, mercados de alimentos em locais fechados, passarelas cobertas e lojas de departamentos

Saint-Gobain empresa química

SÉC. XX

Revoluções industriais e tempos modernos

Desde sua primeira implantação em 1937, a história do Grupo no Brasil foi marcada por aquisições, fusões, expansões e conquista de novos mercados. O Grupo participa ativamente do desenvolvimento do país e da sua população, fornecendo para grandes obras de infraestrutura, investindo continuamente em expansão e desenvolvimento e melhorando a vida diária dos brasileiros por meio de seus produtos e soluções.

O novo mercado automotivo reforçou o desenvolvimento do mercado de construção mais tradicional, que foi estimulado pela promoção de um estilo arquitetônico cheio de luz, que combinava concreto e vidro.

Após a Segunda Guerra Mundial, o Grupo se transformou mais uma vez por meio de grandes fusões e aquisições. A parceria com a Pont-à-Mousson e a reorganização do recém-fundido Grupo marcaram uma importante reviravolta. Os anos seguintes foram moldados pelo surgimento de grandes líderes da indústria, bem como pela entrada do Grupo na distribuição de materiais de construção e na intensificação da sua expansão internacional.

Brasil
Ao longo deste século, a história do Grupo no Brasil foi marcada por aquisições, fusões, expansões e conquista de novos mercados. O Grupo participa ativamente do desenvolvimento do país e da sua população, fornecendo para grandes obras de infraestrutura, investindo continuamente em expansão – e, consequentemente, empregabilidade e desenvolvimento – e proporcionando a melhoria da vida diária das pessoas por meio de seus produtos e soluções.

Habitat Sustentável Saint-Gobain

SÉC. XXI

Um grupo mundial amparado por 350 anos de história

O Grupo Saint-Gobain concentra sua estratégia no habitat sustentável e acelera seu desenvolvimento internacional.