O Brasil abriga o primeiro centro transversal de pesquisa & desenvolvimento do Grupo Saint-Gobain no Hemisfério Sul.

Uma referência de inovação no Brasil

O centro de P&D da Saint-Gobain acelera a inovação dos negócios do Grupo no Brasil e na América Latina, com materiais de construção de alta performance e aplicações industriais adaptados às necessidades dos mercados locais.

As pesquisas abrangem o desenvolvimento e codesenvolvimento dessas soluções, além do aperfeiçoamento das linhas de produtos existentes. Localizado na cidade de Capivari/SP, esse centro transversal de P&D é o oitavo do Grupo no mundo e o primeiro no Hemisfério Sul.

Inovação Aberta

A Saint-Gobain tem uma alta capacidade de compartilhar, codesenvolver e cultivar relacionamentos sustentáveis e duradouros. O centro de P&D foi concebido para ser um espaço de interações que estimula a inovação aberta e o codesenvolvimento de novas tecnologias com clientes, fornecedores, universidades, institutos tecnológicos e de pesquisa e start-ups.

O Grupo apoia suas ações nas necessidades de seus clientes e trabalha ao lado deles para alcançar seus maiores objetivos e aumentar a rapidez na entrega das soluções ao mercado.

  • Uma equipe de pesquisadores e técnicos de alto nível trocam experiências com as unidades de P&D internacionais da Saint-Gobain e estão em contato direto com o mundo industrial;

  • Transversalidade entre negócios e países;

  • Rápidas respostas ao mercado.

 

Física das Edificações

Esse grupo de pesquisa tem como objetivo propor sistemas construtivos que contemplam estudos em eficiência energética, impacto ambiental e conforto dos usuários, e que integram aspectos específicos como disponibilidade de matérias-primas, especificidades dos aplicadores e instaladores, atendimento às normas técnicas e necessidades dos consumidores e do mercado.

Avaliação: conforto térmico, acústico, visual e qualidade do ar interior.

Laboratório de sistemas construtivos: realiza testes de comportamento ao choque térmico, determinação de resistência mecânica e a fogo, ou impermeabilidade, atendendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

CIÊNCIA DOS MATERIAIS

As pesquisas buscam entender e melhorar as propriedades, comportamentos e aplicações dos produtos da Saint-Gobain que atendem vários mercados: indústria pesada e manufatureira, médica, automotiva, siderúrgica, gás e petróleo, aeronáutica, eletrônica, entre outras.

Materiais pesquisados: vidros, grãos abrasivos, polímeros, ligantes minerais e agregados e materiais reciclados.

Laboratório analítico: identifica a composição química dos materiais, de suas estruturas e propriedades físicas etc.

Equipamentos de Alta Tecnologia

O centro conta com os mais modernos equipamentos no laboratório de sistemas construtivos e nos laboratórios analíticos. Um espaço sensorial, que estará disponível em breve, permitirá aos profissionais da construção experimentar as sensações dos produtos Saint-Gobain em termos de conforto acústico, térmico, visual e qualidade do ar interior.

A infraestrutura do centro ocupa uma área construída de 3 mil m², localizada em um terreno de 40 mil m², permitindo ser expandida futuramente.

Equipamentos e infraestrutura centro de P&D Saint-Gobain

EXEMPLARIDADE EM SUSTENTABILIDADE E CONFORTO

O centro de P&D reúne toda a expertise da Saint-Gobain em proporcionar eficiência energética e sustentabilidade dos edifícios ao longo da sua operação, assim como o bem-estar e o conforto dos seus usuários. Vários produtos do Grupo foram utilizados no isolamento de paredes, tetos, pisos, além de vidro de alta performance. As duas fachadas do centro são equipadas com o vidro eletrocrômico da SAGEGLASS® , cuja transparência pode ser alterada por meio de um comando eletrônico.

O projeto arquitetônico e as instalações seguem os padrões mundiais de sustentabilidade e conforto da Saint-Gobain: CARE:4® e Multi-Conforto. O edifício é o primeiro do Grupo no Brasil preparado para receber a certificação LEED.

Performances:

  • Baixo consumo energético;

  • Conforto térmico e acústico;

  • Luminosidade ideal;

  • Sistema de reutilização de água;

  • Gestão eficiente do canteiro de obras.

As empresas e o centro de P&D do Grupo Saint-Gobain utilizam recursos de fomento à pesquisa tais como: os incentivos da Lei do Bem, linhas de financiamento à inovação da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, e prospecta outras alternativas existentes. Essa estratégia alia a ampliação de seus investimentos no campo da inovação com a integração com instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa.