Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Entenda a diferença entre cerâmica e porcelanato

Entenda a diferença entre cerâmica e porcelanato

2 de Fevereiro de 2017

Existe uma dúvida comum no mercado de construção civil. Afinal, qual a diferença entre o piso cerâmico e o porcelanato? Os dois são realmente semelhantes, mas algumas características podem te ajudar na escolha.
 
Os dois materiais têm uma qualidade distintas. Não tem melhor ou pior, tem o mais adequado para cada prioridade. Veja qual é a sua prioridade e faça sua escolha! 
 
Estética
É grande a variedade de cores e tamanhos de ambos os tipos. Existem opções para todos os gostos! Falando em termos de sofisticação, o porcelanato costuma ganhar a preferência. Ele é mais homogêneo do que o piso cerâmico e, na versão polida, o seu brilho é imbatível. Entretanto, com a tendência da decoração apontar na direção para os acabamentos foscos e por menos brilho, os pisos cerâmicos voltaram a disputar em “pé de igualdade”. 
 
 

Matéria-prima

O piso cerâmico é composto de 70% de argila e o porcelanato tem 70% de minerais rochosos, o que torna o porcelanato um piso mais impermeável e bem recomendado para áreas molhadas. Mas vale lembrar que os dois dependem de boas argamassas, impermeabilizantes e rejuntes para um bom assentamento e impermeabilização.

Resistência

Um dos fatores que influenciam na resistência é a temperatura de queima durante a produção. O piso cerâmico queima em torno dos 850 ºC, já o porcelanato por volta dos 1.250 ºC. Quanto maior a temperatura de combustão, maior é a resistência do material. O porcelanato é, então, mais resistente e durável que o cerâmico.

Versatilidade

Uma característica muito bacana do porcelanato é que ele tem opções que imitam alguns acabamentos frios como a madeira. Já o cerâmico não é tão versátil assim.

Você deve ter percebido que o porcelanato está em alta, mas ele costuma ser mais caro também. A boa notícia é que hoje existem opções mais acessíveis e com um preço bem parecido com a cerâmica.

De qualquer maneira, a qualidade de ambos vai depender muito da instalação. Por isso, não pense duas vezes antes de contratar um bom profissional para esse serviço. De nada adianta ter um piso de qualidade se ele for mal colocado. Pense nisso!

 

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Ver o vídeo no YouTube
Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.