Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Dicas para uma iluminação funcional e que valoriza o ambiente

Dicas para uma iluminação funcional e que valoriza o ambiente

29 de Dezembro de 2016

Planejar a iluminação de um ambiente é tão importante quanto qualquer outra etapa da decoração. Por isso, não deixe-a de lado! Quando bem projetadas, luzes fazem toda a diferença em qualquer casa ou escritório e podem criar efeitos incríveis. E isso vale para todos os cômodos! Afinal, quem não ama relaxar sob uma luminosidade aconchegante e acolhedora?

Além de valorizar o ambiente, o projeto de iluminação faz com que cada cantinho seja melhor aproveitado. Por isso, para escolher o posicionamento ideal e o tipo de cada lâmpada, é preciso levar em conta a função do espaço, a sua relação com ele e o efeito que você deseja criar. Pensar a iluminação de acordo com a decoração também é uma boa ideia. Um ambiente com piso e paredes escuros, por exemplo, vai pedir um pouco mais de iluminação.

Para começar a planejar: iluminação com forro

Quando você recebe o imóvel pronto da construtora, tem disponíveis alguns pontos centrais de iluminação no teto, de onde sairão os circuitos de luz. Para cada circuito, é preciso um interruptor na parede. Mas, se você quer diversificar e ter um projeto de iluminação mais adequado para cada ambiente, pode optar por construir um forro de gesso no teto e, dessa forma, criar vários pontos centrais e outros circuitos. Ele permitirá uma iluminação mais trabalhada e super bacana. 

Sem forro, mas com criatividade

Se você quer uma iluminação mais econômica, sem precisar rebaixar o teto, não se preocupe! Com um bom planejamento, você consegue criar ótimas soluções utilizando lâmpadas adequadas, abajures e luminárias de piso e de parede (arandelas) espalhados pela casa.

Uma dica interessante, nesse caso, é usar a iluminação central com mais pontos de luz. Por exemplo, investindo em uma luminária de alta capacidade com várias lâmpadas ou um trilho que consegue distribuir diversos focos de luz.

Os balizadores também são uma alternativa. Eles consistem em lâmpadas de claridade sutil, que são instaladas no piso ou na parte de baixo da parede, geralmente, em escadas e corredores. São super indicados também para decks e quartos de criança. Os balizadores iluminam o trajeto de forma discreta e proporcionam um ar de modernidade.

Dimmers: ótimos para economizar

Sabe aqueles interruptores que você consegue girar e regular a intensidade da luz? Eles são chamados de dimmers, dispositivos excelentes para economizar e aproveitar melhor a energia. Podem ser utilizados em qualquer ambiente: quarto, sala, banheiro, cozinha etc. A ideia é adequar a iluminação de acordo com o seu momento. Hora de fazer uma leitura? Ou está descansando e quer uma luz mais suave? Utilizar o dimmer te permite variar e obter diferentes efeitos sem precisar de muitas lâmpadas e luminárias.

Experimente utilizá-lo dentro do box ou na bancada do banheiro. É bem funcional, já que você pode controlar a luz e aumentá-la, por exemplo, quando estiver se maquiando.

É preciso atenção com os espelhos

Falando nisso, temos outro conselho importante! Os espelhos da sua casa serão muito melhor aproveitados se tiverem uma iluminação correta. Por exemplo, luzes de frente são ideais para os espelhos do banheiro, pois irão iluminar diretamente o seu rosto. Para não criar sombras, o melhor é utilizar duas lâmpadas na parede ou dois pontos de luz em cima da bancada, sempre uma de cada lado do espelho.

Só o começo!

Agora você já deve ter uma noção geral do quão importante é planejar e criar uma iluminação estratégica para o seu espaço. Pense em quanto isso vai te trazer momentos prazerosos e te ajudar na hora de enxergar melhor quando precisar. Em breve, voltaremos a falar mais sobre esse assunto e as especificidades de iluminação de cada cômodo da casa.

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Ver o vídeo no YouTube
Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.