Assine nosso blog

Preencha o campo ao lado e receba novidades no seu email.

Experiências Blog Últimas Tendências Conheça todas as medidas da sua obra

Conheça todas as medidas da sua obra

9 de Dezembro de 2016

Já falamos aqui no blog sobre a importância do planejamento para ter uma obra feliz. Mas você sabe qual a primeira etapa para iniciar esse plano? Medir tudo!

Saber a disposição dos móveis que ocuparão o ambiente que será construído ou reformado será uma segurança a mais para que tudo saia como você imaginou. Por isso, tentar replicar uma ideia de revistas de decoração, ou qualquer outra referência, pode ser um risco, já que você não terá conhecimento das medidas.

É comum as pessoas se preocuparem com estilos de decoração, cores, tipos de mobília, mas poucas saberiam responder: qual a extensão da sua sala? Qual a medida do sofá e da mesa lateral? Será que o espaço está adequado para os móveis que você idealizou? E descobrir essas respostas depois da obra concluída pode frustrar suas expectativas de ter aquela decoração que você sonhou. 

Antes de iniciar qualquer reforma, se dedique a definir a disposição dos móveis que pretende acomodar e identificar as medidas de cada ambiente e item de decoração. Isso ajudará você a perceber, por exemplo, a necessidade de deslocamento de tomadas, para melhor instalação de aparelhos eletrônicos, abajures ou luminárias de piso.

Imagine que você deseja colocar um sofá e uma mesa lateral numa parede de 2,5m. Você precisa saber, por exemplo, que a mesa e o sofá juntos devem ter no máximo 2,3m. Nunca considere a medida exata!

 

Sem folga! Continue medindo até o fim

As medidas de todas etapas da obra são importantes. Os acabamentos também dependem de medidas para serem orçados e comprados. Piso, revestimento, papel de parede, tinta e absolutamente tudo na sua obra será orçado por m² (metro quadrado), ml (metro linear), altura, largura. Ou seja, você sempre precisará de medidas na ponta da língua (ou dos dedos) para efetivar uma compra ou saber se o que está sendo cobrado é razoável.

Essa atenção às dimensões dos móveis, distâncias entre eles, espaço para circulação e pontos de instalações de acordo com sua decoração é uma preocupação que faz parte do dia a dia de um profissional de arquitetura ou designer de interiores. Mas se você pretende encarar uma reforma ou obra ao estilo DIY (do it yourself, ou faça você mesmo), precisa ter no mínimo essas informações organizadas da melhor maneira para acompanhar as etapas do trabalho - pode ser desenhado, anotado, digitado, fotografado, como você preferir. O que importa é estar atento às medidas desde o início até o fim da obra. 

Ter domínio dessas informações ajuda a determinar onde exatamente ficarão os móveis e qualquer outro elemento do ambiente. A maior vantagem é poder prever possíveis serviços extras e evitar gastos desnecessários. Se você quer ficar longe de estresse e de prejuízos com aqueles reparos nada planejados, verifique todas as medidas. Assim, você terá um resultado o mais próximo possível do que idealizou para o seu espaço. Uma atitude simples que faz toda a diferença!

Sua vida merece muito mais beleza, conforto e bem-estar.
Assine gratuitamente o Últimas Tendências.

Encontre um Profissional

Encontre um profissional para
sua reforma ou construção

Pesquisar

 

Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Ver o vídeo no YouTube
Confira como instalar as Telhas Shingle da Brasilit

Sua vida merece muito mais beleza e conforto

Assine gratuitamente o Blog Últimas Tendências e fique por dentro de todas as novidades do universo da construção e decoração.